O Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne nesta segunda-feira (30) para definir a meta de inflação para 2010. Para 2008 e 2009, o centro da meta de inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

continua após a publicidade

Segundo a última pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central na segunda-feira da semana passada (23), a previsão do mercado é de que o IPCA encerre este ano em 6,08% e termine 2009 em 4 78% – ambos, portanto, acima do centro da meta. No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, o IPCA acumula alta de 2,88%.

Além da meta da inflação para 2010, o CMN definirá também a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) que vai vigorar no próximo trimestre (julho a setembro). A taxa, que está em 6,25% ao ano desde julho do ano passado, foi criada em dezembro de 1994 com a finalidade de estimular os investimentos nos setores de infra-estrutura e consumo. Ela é válida para financiamentos de longo prazo pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o setor produtivo.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e integrado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e pelo presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Normalmente, eles se reúnem na última semana de cada mês para deliberar sobre o Sistema Financeiro Nacional.

continua após a publicidade