Conselho do FGTS forma comitê para criar fundo do PAC

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou nesta terça-feira (11) a constituição do Comitê de Investimentos do fundo de investimentos com recursos do FGTS (FI-FGTS). O comitê, que será formado por 12 membros, sendo seis representantes de empresários e trabalhadores e outros seis do governo, será o responsável pela definição da política de investimentos do FI-FGTS. O regulamento para os investimentos será definido na próxima reunião extraordinária do Conselho Curador, marcada para o próximo dia 20.

O FI-FGTS foi criado por medida provisória em janeiro deste ano no âmbito das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O novo fundo será formado inicialmente com R$ 5 bilhões do FGTS e vai financiar projetos da iniciativa privada nas áreas de infra-estrutura (energia elétrica, rodovias, portos etc). Com o regulamento aprovado, o secretário-executivo do conselho curador do FGTS, Paulo Furtado, acredita que tudo estará pronto para o novo fundo começar a operar a partir de janeiro de 2008.

Ficou para a próxima reunião extraordinária do Conselho Curador, a ser realizada no Rio de Janeiro, no dia 20, a definição sobre uma proposta apresentada e discutida hoje pelo Ministério das Cidades de elevação do orçamento do FGTS para investimentos em habitação popular para 2008. Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, há uma demanda de vários bancos pela utilização dos recursos do FGTS em financiamentos habitacionais para famílias com renda superior a R$ 1,8 mil por mês. "Ainda temos que fazer alguns ajustes na proposta para que não haja descasamento de recursos no orçamento já aprovado do ano que vem", comentou ele.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo