Congresso precisa de plano contra déficit, diz Bernanke

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, afirmou em depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos EUA que o Congresso precisa elaborar um plano para reduzir a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) do país como uma forma de lidar com os crescentes problemas de déficit que a nação enfrenta.

Uma necessidade “é cortar (o orçamento federal) o suficiente para que a relação entre a dívida e o PIB pare de subir, porque atualmente ela está subindo de modo relativamente rápido”, disse Bernanke. “Se nós conseguirmos estabilizar isso (…) nós poderemos aumentar a confiança em nosso governo e em nossas políticas fiscais”, afirmou.

Embora reconheça que o Congresso não pode resolver a questão do orçamento em um ano, Bernanke destacou que os legisladores precisam avançar e delinear um plano confiável para o crescimento sustentável. Bernanke disse que uma das maiores preocupações do Fed é que, se o déficit federal continuar em um caminho insustentável, os EUA enfrentem um forte aumento nas taxas de juros que pagam sobre o dinheiro que pegam emprestado para financiar o orçamento.

De acordo com o mais recente orçamento proposto pela Casa Branca, a relação entre dívida e PIB será estabilizada nos próximos anos. O Fundo Monetário Internacional (FMI), no entanto, tem sido crítico ao que chama de hipóteses exageradamente otimistas do governo dos EUA. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo