continua após a publicidade

Uma nova visão para o desenvolvimento da economia paranaense começa a ser construída na próxima quarta-feira (1.º de dezembro) durante o Congresso Paranaense da Indústria, que acontece em Curitiba. Promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o congresso permitirá o diálogo de todo o setor produtivo do Estado, visando a melhoria do desempenho da economia estadual.

O encontro terá dois dias de duração e reunirá 1.500 industriais, além de políticos, autoridades e representantes da sociedade, para debates sobre vocações regionais e setoriais. "Com isso, pretende-se formar redes de interesse comum para a criação de estratégias que permitam o melhor aproveitamento das potencialidades existentes no Estado. Nosso objetivo é fortalecer a indústria paranaense", explica o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

O congresso será dividido em palestras, workshops e painéis e inclui a participação de entidades de outros segmentos econômicos, como agricultura, comércio e transporte. A pauta abordará discussões sobre política econômica, crédito, infra-estrutura, gestão e tecnologia. Para falar desses temas, foram convidados especialistas e representantes dos governos federal e estadual. Por outro lado, os participantes devem propor políticas públicas que colaborem com o desenvolvimento econômico e industrial do Estado.

continua após a publicidade

O debate sobre a política econômica promete ser o mais contundente. "O cerne da questão econômica é a desoneração dos investimentos, a não-tributação da produção. Assim, deixaremos de seguir uma política monetarista e recessiva para adotar uma agenda pelo desenvolvimento", avalia Rocha Loures.

Durante o congresso, três grandes temas vão nortear as discussões: política industrial, investimentos em tecnologia e o comércio exterior. Esses assuntos vão permear os workshops de cada uma das 12 cadeias produtivas analisadas (Agronegócio; Alimentos e Bebidas; Automotiva e Autopeças; Construção Civil; Têxtil, Couros e Vestuário; Mineração, Minerais e Metais; Papel, Papelão e Indústria Gráfica; Madeira, Móveis e Utensílios Domésticos; Petroquímica, Química, Plásticos e Borrachas; Saúde e Higiene Pessoal; Bens de Capital; e Eletroeletrônica e Tecnologia da Informação).

continua após a publicidade

No segundo dia do evento, os workshops vão debater propostas regionais para o Paraná. Haverá discussões sobre formas de provocar o desenvolvimento das vocações nas dez regiões paranaenses.

Caravana

Para que os industriais participem do evento, a Fiep está disponibilizando 17 ônibus para fazer o transporte de industriais do interior. Basta procurar uma das 20 regionais da Fiep para reservar sua vaga. As inscrições podem ser feitas no site:

www.fiepr.org.br.