São Paulo (AE) – A Embrapa Soja confirmou ontem o primeiro foco de ferrugem asiática na região Sudeste do Brasil. A área, de 25 hectares, foi plantada no fim de agosto em Ituverava, no Noroeste de São Paulo. O foco foi identificado pelo engenheiro agrônomo Fernando Pimenta, da empresa Agrotech, e confirmado pelo laboratório de fitopatologia da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram), integrante do Consórcio Antiferrugem.

continua após a publicidade

Segundo Pimenta, a região está dando início aos plantios de verão e há lavouras recém-germinadas distantes cerca de 1000 metros do foco de ferrugem. Na propriedade, onde foi encontrado o foco, o controle químico foi realizado preventivamente e mesmo assim foram observadas lesões nas folhas de baixo das plantas.

?Essas áreas de pivô são as ?pontes verdes? para o fungo uma vez que o mesmo necessita de hospedeiro para sobreviver e se multiplicar. Por mais eficiente que seja o controle, não consegue erradicar a doença da lavoura porque a eficiência nunca é de 100%. Os produtores na região devem fazer o monitoramento porque, apesar de o fungo estar presente, isso não garante que ele vá aparecer nas lavouras que estão sendo implantadas?, explica Cláudia Godoy, pesquisadora da Embrapa Soja.

Na semana passada foi confirmado o primeiro foco de ferrugem em lavoura comercial na safra 2005/2006, em Primavera do Oeste (MT).

continua após a publicidade