Com a proximidade do Natal e o pagamento da primeira parcela do 13º salário, as compras de fim de ano devem ser alavancadas a partir de dezembro. Só no Paraná, o 13º injetou R$ 6,3 bilhões. Parte desse volume deve ser utilizada no e-commerce, que a cada ano vem crescendo em faturamento. De acordo com o relatório WebShoppers, da consultoria e-bit, até o fim deste ano, espera-se que a modalidade movimente R$ 18.7 bilhões em todo o Brasil.

continua após a publicidade

Comprar pela internet é prático, rápido e democrático. Mas, para não ter surpresas desagradáveis no Natal, confira algumas dicas sobre o mundo do comércio on-line, com auxílio do diretor executivo da Rede Magic e consultor na área de tecnologia Antonio Borba:

Prazos de entrega

Para garantir que todos recebam seus presentes efetivamente no Natal, é melhor fazer as compras on-line com antecedência. Sites brasileiros geralmente solicitam cerca de sete dias para entrega, enquanto os internacionais podem levar até 30. “As compras internacionais costumam ser alternativas mais baratas, porém, como o Natal já está muito próximo, já é um pouco arriscado”, analisa Antonio Borba.

continua após a publicidade

Compras coletivas

Os sites de compras coletivas vêm trazendo produtos cada vez mais sofisticados, que vão desde itens de utilidade doméstica a camisas personalizadas. “Pode ser uma oportunidade de dar presentes mais elaborados economizando”, conta Borba. “Porém, é preciso avaliar se a pessoa não irá se importar de receber um presente assim e se o item comprado é do gosto dela, já que não há opção de troca ou devolução”, alerta.

continua após a publicidade

Recebimento garantido

Apesar de o mais indicado ser comprar em sites grandes e de boa referência, é possível realizar bons negócios também em sites desconhecidos. “Um mecanismo para indicar se a empresa é idônea ou não é a forma de pagamento”, explica Borba. Sites como Paypal, PagSeguro e Mercado Pago funcionam como intermediadores e facilitam a devolução do dinheiro no caso de problemas com a entrega. “Dificilmente uma loja fraudulenta usará esse tipo de ferramenta”, analisa.

Proteja seu computador

Garantir a segurança nas transações financeiras virtuais é uma tarefa que começa dentro de casa. Borba indica que os internautas dediquem alguns minutos à leitura da Cartilha de Segurança para Internet, elaborada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança na Internet. “O material apresenta dicas e conceitos relacionados à segurança de maneira muito simples, possibilitando que o leitor conheça os riscos de determinadas operações e aprenda a se proteger”, afirma ele. A Cartilha pode ser acessada pelo site cartilha.cert.br.