O otimismo diminuiu entre os varejistas paulistanos. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado nesta quarta-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), teve queda de 2,3% em março, ao passar de 121,1 pontos em fevereiro para 118,3 pontos – a escala varia de 0 a 200 e reflete otimismo quando acima dos 100 pontos.

continua após a publicidade

O Icec é dividido em três subitens – e dois encolheram e um subiu. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) entrou na zona de pessimismo ao cair 9,7% e chegar aos 93,1 pontos. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec) registrou queda de 0,6% e foi para 106,4 pontos. Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec) subiu 1,4% e atingiu 155,3 pontos.

A assessoria técnica da federação afirmou em nota distribuída à imprensa que a queda do indicador geral, o Icec, foi puxada pela avaliação dos empresários sobre as condições atuais do setor, que refletem a sazonalidade do período – início de ano é sempre época de vendas mais baixas.

continua após a publicidade