economia

Confiança do empresário volta a subir em maio após quatro meses seguidos de baixa

A confiança do empresário do setor industrial de elétricos e eletrônicos interrompeu em maio uma sequência de quatro meses seguidos de baixa ao subir 0,8 ponto para 54,2 pontos. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Setor Eletroeletrônico, calculado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) com base em dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, não é ainda uma salto expressivo dado que o ICEI varia de zero a 100 pontos. Mas não deixa de ser um bom resultado dadas as condições atuais da economia.

“A oscilação é reflexo de certa insegurança que vigora no cenário brasileiro, em função das reformas e de outras manifestações do governo, o que faz com que haja uma retração natural nos investimentos”, diz Barbato. Na opinião dele, a abertura de mercado, e as discussões sobre as alterações na Lei de Informática geram um ambiente de incertezas que prejudica as tomadas de decisões de investimentos.

Na área elétrica, a alta foi mais significativa, atingindo 4,3 pontos, passando de 50,1 para 54,4 pontos. No caso da eletrônica, o ICEI diminuiu 3 pontos, recuando de 57 para 54 pontos.

De acordo com o presidente da Abinee, nota-se que, mesmo com o esfriamento nos ânimos dos empresários observado nos meses anteriores, o indicador segue acima da linha dos 50 pontos pelo décimo primeiro mês consecutivo, mostrando que permanece a confiança, porém em patamar inferior ao observado em janeiro deste ano, que esteve em 65,1 pontos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo