Confiança do consumidor tem queda recorde no Japão

A confiança do consumidor no Japão despencou em março, refletindo dúvidas quanto à perspectiva econômica do país atingido, em 11 de março, pelo mais grave terremoto de sua história. O índice de sentimento do consumidor caiu de 41,2 em fevereiro para 38,6 em março, em bases sazonalmente ajustadas, informou hoje o gabinete do governo.

A queda de 2,6 pontos é a maior já registrada desde que o governo deu início à pesquisa, em abril de 2004. Ao mesmo tempo, a leitura de março é a menor desde junho de 2009, na esteira da crise econômica global. Todas as quatro categorias da pesquisa registraram deterioração: meio de vida, crescimento da renda, emprego e desejo de compra de bens duráveis.

O índice ainda não embute o impacto total do desastre de 11 de março. O governo recebeu cerca de um terço das respostas durante ou antes de 11 de março e os dois terços restantes após essa data. Economistas acrescentaram que os entrevistados não tiveram tempo suficiente para avaliar o impacto de longo prazo do desastre no emprego e salários. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo