O índice de confiança do consumidor, medido pelo Conference Board, subiu para 54,1 em novembro nos Estados Unidos, ante um resultado de 49,9 (dado revisado) em outubro. O indicador superou as expectativas dos economistas, que esperavam um índice de 52,5. O número de novembro é o mais alto desde os 54,3 de junho.

continua após a publicidade

Já o índice de situação presente, que representa uma avaliação dos consumidores das condições econômicas atuais, avançou para 24 em novembro. Em outubro, ele havia ficado em 23,5 (dado revisado). O índice de expectativa dos consumidores para a atividade econômica para os próximos seis meses saltou para 74,2 em novembro, ante os 67,5 em outubro (dado revisado).

O aumento na confiança “é um sinal bem recebido quando entramos na temporada de compras”, disse Lynn Franco, diretora do instituto. Na pesquisa sobre a expectativa dos consumidores em relação ao emprego, o Conference Board verificou que o porcentual de entrevistados que acreditam que ele é abundante subiu para 4% em novembro, ante 3,5% em outubro. O porcentual daqueles que acreditam ser difícil encontrar um emprego subiu para 46,5% em novembro, ante 46,3% em outubro.

O porcentual dos consumidores nos EUA que esperam aumento na oferta de emprego nos próximos meses subiu para 15,5% em novembro, de 14,5% em outubro. Já o índice dos que esperam queda na oferta de emprego recuou para 18,8% em novembro, ante 22,3% em outubro. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade