A confiança do consumidor subiu 1,0% em junho, após recuar 3,3% em maio e ceder 0,8% em abril, sempre na comparação com o mês anterior. É o que revelou nesta quinta-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), na série com ajuste sazonal.

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Em junho, o indicador, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), fechou em 103,8 pontos. “O resultado positivo no mês é, contudo, insuficiente, para alterar a tendência declinante, iniciada em novembro do ano passado, do indicador de médias móveis trimestrais”, informou a FGV, em nota oficial. Em relação a junho de 2013, a queda do ICC foi de 8,3%.

O resultado foi influenciado principalmente pela percepção sobre o momento corrente, enquanto a confiança em relação ao futuro se manteve praticamente estável. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou alta de 2,2%, ao passar de 107,2 para 109,6 pontos. No mês anterior, o ISA havia recuado 3,9%. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,1%, de 100,6 para 100,7 pontos. Em abril, o indicador havia recuado 2,9%. O levantamento abrange amostra de mais de dois mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 02 e 23 de junho.

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