A confiança do consumidor caiu 1,7% no mês de fevereiro, após recuar 2,1% em janeiro também na comparação com o mês anterior, revelou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, 25, ao divulgar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), na série com ajuste sazonal.
Com o resultado, o desempenho do indicador, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), fechou em 107,1 pontos. “O índice manteve-se abaixo da média histórica pelo décimo segundo mês consecutivo e atingiu o menor nível desde maio de 2009 (103,6 pontos)”, informou a FGV, em nota oficial.
O ICC é dividido em dois indicadores – o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativa (IE). O ISA mostrou queda de 2,9%, ao passar de 115,6 para 112,3 pontos, o menor nível desde julho de 2013 (110,3 pontos). No mês anterior, o ISA havia caído 2,1%. Já o IE caiu 1,0%, de 105,6 para 104,5 pontos. Em dezembro, o indicador havia recuado 2,6%. O levantamento abrange amostra de mais de dois mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 31 de janeiro e 19 de fevereiro.