O índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos caiu para nova mínima histórica em janeiro, a 37,7, de um dado revisado de 38,6 em dezembro, segundo pesquisa realizada pela Conference Board. “Parece que os consumidores começaram o ano com o mesmo grau de pessimismo que exibiram nos meses finais de 2008”, comentou Lynn Franco, diretora da Conference Board Consumer Research Center. “Eles continuam pessimistas quanto ao estado da economia e quanto a seus rendimentos. Não podemos dizer que o pior já passou.”
O subíndice da situação atual, que mede a avaliação dos consumidores das condições econômicas atuais, caiu para 29,9 em janeiro, de um dado revisado de 30,2 em dezembro. O subíndice de expectativas de consumo para o estado da atividade econômico ao longo dos próximo seis meses também caiu, para 43,0 em janeiro, de 44,2 em dezembro (dado também revisado).
A pesquisa da Conference Board é realizada por correio junto a cinco mil famílias e no levantamento de janeiro o prazo para as respostas era 21 de janeiro.