Confiança do consumidor cai 0,4% em fevereiro

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 0,4% em fevereiro ante janeiro, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em janeiro, o índice havia apresentado queda de 2,6% ante dezembro de 2007.

Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação de zero a 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), passou de 117,2 pontos em janeiro para 116,7 pontos em fevereiro. Na comparação com fevereiro de 2007, houve aumento de 5,2% no índice de confiança.

A FGV observou que apesar da quase estabilidade (queda de 0,4%) do índice, as avaliações em relação à situação atual foram menos favoráveis do que as realizadas em janeiro, enquanto as expectativas para os próximos meses tornaram-se mais otimistas.

O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA), que em fevereiro caiu 3%, em comparação com a elevação de 0,5% em janeiro; e o Índice de Expectativas (IE), que em fevereiro cresceu 1,1%, ante queda de 4,4% em janeiro.

No caso do ISA, o índice passou de 122,3 pontos em janeiro para 118,6 pontos em fevereiro. Já o IE passou de 114,4 pontos em janeiro para 115,7 pontos em fevereiro.

Essa é a vigésima nona edição do indicador, calculado com base nos resultados da pesquisa "Sondagem das Expectativas do Consumidor", apurada desde outubro de 2002 (com periodicidade trimestral, até julho de 2004, quando passou a ser mensal). O índice é composto por cinco quesitos da sondagem. O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 28 de dezembro e 21 de janeiro.

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