O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que os brasileiros estiveram um pouco menos confiantes com relação à economia brasileira no mês de julho ante o mês anterior. O índice foi divulgado nesta quinta-feira (9). O INC é resultado de mil entrevistas realizadas em 70 cidades, que inclui nove regiões metropolitanas brasileiras.
Segundo o indicador, a confiança do consumidor brasileiro recuou um ponto, passando de 129 pontos, em junho, para 128 pontos em julho deste ano. Vale lembrar, entretanto, que o dado, considerado otimista, é superior ao medido em julho do ano passado, quando estava em 126 pontos. O indicador vai de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total).
Por regiões, os consumidores do Sudeste do País se mostraram mais otimistas em julho, com 144 pontos. Em seguida, ficou a região Norte/Centro-Oeste, que registrou queda de 5 pontos ante o mês de junho deste ano, avançando para 128 pontos. Os consumidores do Nordeste mostraram estabilidade no período, mantendo os 128 pontos apurados no mês passado. De todas as regiões, a Sul permanece como a única pessimista, batendo novo recorde de queda, passando de 86 pontos em junho para 79 pontos na última avaliação.
Futuro
Com relação ao futuro, o INC aponta que 39% da população brasileira acredita que a situação econômica de sua Região para os próximos seis meses vai continuar forte, contra 15%, que estimam o contrário.
O INC indica ainda um bom cenário de consumo para o mercado de eletrodomésticos – 42% dos entrevistados disseram ser mais favoráveis a estas aquisições, contra 30% que afirmaram o contrário. Nos segmentos de imóveis e automóveis, entretanto, a situação muda: 38% das respostas mostraram-se menos favoráveis, contra 29% mais favoráveis a essas aquisições.