Confiança do consumidor atinge maior nível da série

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,5% em março ante fevereiro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No mês passado, o índice havia apresentado queda de 0,4% ante janeiro. O índice é composto por cinco quesitos da "Sondagem das Expectativas do Consumidor", apurada desde outubro de 2002 (com periodicidade trimestral, até julho de 2004, quando passou a ser mensal).

Na comparação com março do ano passado, o ICC subiu 12,1%. Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação entre 0 a 200 pontos (sendo que, quando mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), passou de 116,7 pontos em fevereiro para 120,8 pontos em março. Esse patamar é o mais elevado da série histórica do índice, iniciada em setembro de 2005.

Em seu informe, a FGV esclareceu que, em março, "as avaliações em relação à situação atual, que em fevereiro haviam se tornado menos favoráveis, voltaram a melhorar em março". O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual (ISA), que subiu 5,2% em março, em comparação com a queda de 3% em fevereiro; e o Índice de Expectativas (IE), que teve alta de 2 6% em março, ante aumento de 1,1% em fevereiro.

No caso específico do ISA, o índice passou de 118,6 pontos em fevereiro para 124,8 pontos em março – o maior patamar da série histórica. Já o IE passou de 115,7 pontos em fevereiro para 118 7 pontos esse mês, no período.

Ainda segundo a fundação, na comparação com março do ano passado os dois sub-índices do ICC apresentam altas esse mês, com elevações de 25,7% para o indicador de situação atual; e aumento de 5,6% para o de expectativas.

O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 3 e 24 de março deste ano.

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