O instituto The Conference Board vê a economia mundial crescendo em ritmo mais fraco que o esperado este ano e reduziu suas previsões para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) global, dos Estados Unidos e do Brasil em 2014.
A expectativa é que o mundo cresça ao redor de 3% este ano, abaixo dos 3,5% estimados anteriormente, de acordo com dados divulgados num evento em Nova York, sede do instituto especializado em cálculos de indicadores e análises econômicas.
O Brasil deve crescer 1,8% em 2014, ante os 2,3% previstos anteriormente. Mas o vice-presidente e economista-chefe do Conference Board, Bart van Ark, disse ao ‘Broadcast’, serviço em tempo real da ‘Agência Estado’, que esses números levam em consideração dados até maio e ele já acha a previsão muito otimista. Por isso, deve ser reduzida novamente. O economista destacou que o índice de indicadores antecedentes do país voltou ao território negativo, o que não é um bom sinal. Os Estados Unidos devem crescer ao redor de 1,5% este ano, também abaixo do estimado anteriormente, que era expansão de 3%.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.