A Confederação Nacional do Transporte (CNT) apresentou ontem as propostas de projetos de infra-estrutura de transportes para a região Sul, que fazem parte do Plano de Logística, elaborado pelo órgão.
Para o Paraná, o plano prevê 28 projetos com a construção de seis terminais intermodais (aqueles que envolvem transporte terrestre, aéreo ou aquaviário) – que implicariam em um investimento de cerca de R$ 11,65 bilhões.
As sugestões de intervenção na estrutura do sistema de logística foram apresentadas durante o Seminário Regional Sul do plano, realizado em Porto Alegre (RS).
No Paraná, além de propor a construção de terminais intermodais em Foz do Iguaçu, Guaíra, Cambará, União da Vitória, Telêmaco Borba e Santa Helena, o Plano CNT de Logística sugere intervenções em todas as modalidades de transporte.
Entre as sugestões da CNT para o Paraná estão: duas reestruturações de aeroportos, entre elas, a ampliação do Aeroporto Internacional Afonso Pena; cinco intervenções em ferrovias incluindo a ampliação de 110 quilômetros do ramal ferroviário entre Curitiba e Paranaguá; e 11 ações de reestruturação de rodovias, entre elas a duplicação de mais de 1,5 mil quilômetros de trechos das BRs 116, 153, 163 e 277.
De acordo com diretor executivo da CNT, Bruno Batista, durante a elaboração do plano a preocupação foi identificar os fatores que necessitam de maiores investimentos e a relação de aplicações importantes para desenvolver outros setores.
“O plano aponta para o melhor direcionamento de recursos, o que contribui para o desenvolvimento de outros setores, como os do agronegócio e da indústria”, afirma Batista.