Fenabrave

Concessionárias projetam queda em 2012

Apesar do impulso nas vendas em resposta a estímulos do governo, o setor de distribuição de veículos revisou a previsão do resultado para o ano e já admite uma leve retração nos negócios de 2012. Na segunda mudança de projeções feita neste ano, a Fenabrave (associação dos concessionárias) espera agora uma retração de 0,4% nas vendas de carros e comerciais leves. O primeiro número, de janeiro, indicava crescimento de 4,5%, dado revisado para 3,5% no meio do trimestre.

Desde então, o setor enfrentou aperto na concessão de créditos, como reflexo do alto nível de inadimplência nos financiamentos de veículos. A retração das vendas gerou acumulo de estoques em fábricas e concessionárias e despertou o temor de possíveis demissões na produção.

Para evitar as dispensas, representantes do setor e do governo acertaram medidas de estímulo para elevar o volume de vendas e reduzir os estoques. Em 21 de maio, o governo anunciou a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do IOF (Imposto sobre Operações de Crédito) para financiamentos de veículos. A desoneração surtiu efeito no resultado de junho, o primeiro para um período completo com o benefício.

Recorde

As vendas atingiram 340,7 mil unidades, com alta de 18,75% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o melhor junho na história do setor e o segundo melhor mês no geral, conforme publicado na Folha de S.Paulo de hoje.

O desempenho positivo ajudou a atenuar a prostração do mercado. O resultado acumulado em junho mostra queda de 0,3%, ante os 4% registrados de janeiro a maio. Apesar da queda, as vendas no semestre, de 1.632.483 de unidades, só ficaram atrás do mesmo período do ano passado. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna