A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está enviando cerca de 80 mil toneladas de milho para abastecer armazéns nas regiões Norte, Sul, Nordeste e Sudeste do país. O produto, que começa a ser entregue na próxima semana, é destinado exclusivamente a pequenos criadores de aves, suínos e bovinos que compram milho do governo em pequena escala para uso na ração animal.
Este é o primeiro carregamento do cereal neste ano destinado a esse grupo de produtores. O milho está sendo transportado dos armazéns da estatal no Paraná e Mato Grosso. De acordo com o superintendente de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento da (Conab), João Cláudio Dalla Costa, a maior parte (68.800 toneladas) está estocada no estado de Mato Grosso.
Para participar do programa, os interessados devem solicitar o cadastramento junto à superintendência da Conab nos respectivos estados. Cada produtor tem limite de compra de acordo com o consumo do seu plantel, limitado no Norte e Nordeste a 14 toneladas e no Sul e Sudeste, a 27 toneladas por mês respectivamente.
A quantidade será distribuída conforme a carência de cada localidade.
O maior lote vai para o Rio Grande do Norte, onde são baixos os níveis de estoque de milho. Já no Ceará, um dos maiores produtores avícolas do Nordeste, serão entregues 19 mil toneladas. A expectativa da Conab é de que essa medida garanta o abastecimento nos próximos meses.