A Petrobras anunciou nesta quinta-feira que concluiu a perfuração e o teste de formação do poço descobridor de petróleo na área da cessão onerosa denominada Florim, no pré-sal da Bacia de Santos. O poço 1-BRSA-1116-RJS (1-RJS-704), informalmente conhecido como Florim, localiza-se em profundidade d’água de 2.009 metros, a uma distância de 206 km da costa do Rio e comprovou a descoberta de petróleo de boa qualidade (29o API) em reservatórios carbonáticos situados logo abaixo da camada de sal, a partir da profundidade de 5.342 metros.
O poço foi concluído na profundidade de 6.004 metros, após atingir os objetivos previstos pelo contrato de cessão onerosa. Após a conclusão da perfuração, foi realizado um teste de formação onde foi constatada a excelente produtividade dos reservatórios portadores de óleo de boa qualidade, sem a presença de CO2 e H2S.
A Petrobras dará continuidade às atividades na área com a perfuração, ainda em 2013, de mais um poço de delimitação. O contrato de cessão onerosa estabelece um volume de 467 milhões de barris de petróleo para a área de Florim e o final da fase exploratória previsto no contrato é setembro de 2014.