Faltando uma semana para o Natal, o comércio vive a expectativa de uma grande movimentação de consumidores em busca de presentes. Mas esse período tradicional de compras merece um cuidado redobrado dos consumidores, que precisam estar atentos à ação de quadrilhas especializadas em aplicar golpes tanto nas vendas online, quanto no comércio de rua.
O cuidado deve ser redobrado na proteção dos dados pessoais, que podem ser utilizados pelos golpistas e causar graves prejuízos aos consumidores.
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Um dos cuidados que devem ser tomado é prestar muita atenção na hora de pagar as compras em lojas com grande aglomeração dos consumidores, especialmente no comércio de rua – a eventual distração do consumidor cria o ambiente ideal para que as quadrilhas descubram a senha pessoal e troquem o cartão, por exemplo.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que, nesta época do ano, também são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas de buscas e stories (histórias) de redes sociais.
A entidade e os bancos têm feito campanhas e ações de conscientização em canais de comunicação com os clientes para orientar a população a se prevenir de fraudes. Nas redes da Febraban, a comunicação contra fraudes e golpes prossegue de forma ininterrupta por meio do site.
DICAS PARA FUGIR DOS GOLPES
No ambiente virtual:
Nunca clique em links. Digite você mesmo o endereço da loja no navegador de internet.
Desconfie de abordagens em que alguém diga que há uma grande oportunidade de compra, pedindo que o pagamento seja feito naquele momento para que o cliente não perca o produto.
Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites.
Nunca clique em links recebidos em e-mails, mensagens de WhatsApp e pelo SMS. Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail, @hotmail ou @terra e entidades públicas sempre usam @gov.br ou @org.br.
Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.
Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência.
Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.
Tome cuidado com compras nas redes sociais. O consumidor deve verificar se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores sobre as compras e prazos de entregas.
Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 1111 ou 1234), nem anote senhas em papel, no celular, no computador ou em e-mails.
Cuidado com o que compartilha nas redes sociais. Um simples post pode dar muitas informações para golpistas. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecerem seu perfil e comportamento;
Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos e sistemas operacionais.
Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras. Nunca coloque seus dados bancários
Em lojas físicas, shoppings e comércios de rua:
Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa.
Sempre confira o valor da compra na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança.
Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão.