Compra de títulos pela China não preocupa EUA

Washington – A posse de títulos da dívida dos EUA pela China e qualquer potencial realocação desses ativos não é problema para a economia norte-americana ou para a condução da política monetária dos EUA, segundo o presidente do banco central americano (Federal Reserve), Ben Bernanke.

?Uma vez que a participação estrangeira nos ativos do Tesouro dos EUA representa apenas uma pequena parcela do total de títulos disponíveis no mercado de crédito norte-americano, os mercados de crédito dos EUA devem ser capazes de absorver quaisquer mudanças de alocação sem grande dificuldade?, escreveu Bernanke, em carta enviada ao senador Richard Shelby, com data de 16 de março, de acordo com informações da Reuters, retransmitidas pela agência Dow Jones.

Alguns congressistas norte-americanos têm se mostrado preocupados há algum tempo com os níveis elevados de acumulação de dívida norte-americana por países estrangeiros, e, particularmente, pela China, se tornarem uma ameaça para a segurança dos EUA ou poderem provocar danos à economia norte-americana, caso os detentores desses papéis resolvam, abruptamente, desmontar investimentos nesses ativos.

?Eu não acredito que as substanciais reservas acumuladas pela China, por si mesmas, representem um problema para os EUA?, disse Bernanke. Os comentários do presidente do Fed corroboram asserções manifestadas pelo secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, de que a demanda por ativos dos EUA reflete a confiança internacional em relação aos EUA, ao dólar norte-americano e à estabilidade da economia norte-americana.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo