A compra de aço da rede de distribuição das usinas siderúrgicas subiu 10,9% em março em relação ao mês imediatamente anterior, para 389,8 mil toneladas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado houve queda de 16,9%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda).

continua após a publicidade

Já as vendas no mês passado subiram 10,4% ante fevereiro, para 379,3 mil toneladas. Na comparação com igual período de 2011 houve recuo de 0,9%.

Os estoques, por outro lado, registraram leve alta em volume, de 1%, passando para 1,016 milhão de toneladas. No entanto, o giro de estoques caiu para 2,7 meses. Em fevereiro, o giro estava em 2,8 meses.

O Inda informou, também, que a importação de aço plano no mês passado caiu 3,1% em relação ao mês imediatamente anterior, para 149,4 mil toneladas. Comparado a março de 2011, o crescimento foi de 11,3%. No primeiro trimestre, a compra de aço no mercado externo avançou 18,4% sobre igual período do ano passado.

continua após a publicidade

“O setor já sente os efeitos do aumento das importações, com queda de 1,9% nas vendas no acumulado, em comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço no balanço mensal, ante fevereiro, era esperado, principalmente em decorrência do maior número de dias úteis, visto que o mês passado recebeu o Carnaval”, afirmou, em nota, o presidente do Inda, Carlos Loureiro. Para abril, a expectativa da Inda é de queda de 10%, tanto nas compras quanto nas vendas.