Componentes dos IPC’s terão novos pesos em fevereiro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) atualizará a partir de fevereiro os pesos dos itens componentes dos Índices de Preço ao Consumidor (IPCs), como o IPC-10, IPC-M, IPC-DI e IPC-S. A nova ponderação levará em conta o novo peso estimado a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009 do IBGE. Anteriormente, a FGV levava em conta os pesos da POF anterior, de 2002-2003.

A partir de fevereiro, nos IPCs, o número de classes de despesa subiu de sete para oito. O número de itens caiu de 88 para 85; e o de subitens diminuiu de 558 para 338. A nova classe de despesa a ser incluída é de Comunicação. Segundo a fundação, a maior parte dos subitens excluídos pertencia ao grupo Alimentação. Isso, na prática, reflete maior diversificação do consumo na última década. Com isso, vários itens passaram a ter participação menor no orçamento familiar.

Entre as mudanças detectadas pela fundação via atualização de pesos, o grupo Alimentação passará a ter sua participação nas despesas familiares reduzida de 27,49% para 22,37%. Mas serviços relacionados a alimentos tiveram destaque entre as modificações: somente o peso de restaurante saltou de 2,00% para 6,05%.

Haverá diminuição de 31,84% para 25,32% no peso do grupo Habitação. Esta diminuição está associada, principalmente, à criação do grupo Comunicação, que absorveu despesas de telefonia fixa e móvel. O peso do grupo Vestuário pouco se alterou, e passará de 5,40% para 5,89%. Já Saúde e Cuidados Pessoais aumentará de 10,36% para 11,43% sua participação nas despesas familiares.

Transportes foi a classe de despesa que terá o maior aumento de peso entre os grupos, de 11,72% para 19,15%. Já o grupo Despesas Diversas terá sua participação diminuída de 4,44% para 2,67%.

Por fim, o novo grupo Comunicação responderá por 5,8% do orçamento familiar e reúne todas as despesas com telefonia, TV por assinatura e internet. A principal novidade foi o surgimento dos pacotes de telefonia com internet.

O detalhamento de novos pesos dos IPCs está disponível na página da FGV, na internet, em documento de 27 páginas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna