As cem maiores empresas de mídia dos EUA tiveram um aumento de 4% em suas receitas em 2011, puxado pelas gigantes do setor na internet, de acordo com pesquisa da Ad Age (Advertising Age) publicada em primeiro de outubro.
Juntas, as companhias somaram US$ 340 bilhões em receita, um recorde do setor. Apesar disso, o crescimento foi o menor de um ano em que não houve recessão desde o início do ranking, em 1981.
Segundo a Ad Age, enquanto a receita das companhias das plataformas digitais cresceu 19,7%. Excluindo essa plataforma, o crescimento é de apenas 2,8%.
No ranking, aparecem 14 empresas puramente digitais, com o Google na 9ª colocação –a primeira vez que chega às dez primeiras colocações.
Após as mídias online, o segmento de TV a cabo foi o que a apresentou o melhor resultado, com 8,3% de crescimento em 2011.
Já as empresas de vídeo e banda larga tiveram aumento de 5,5%, enquanto rádio subiu 1,4%.
Do outro lado, entre as que apresentaram retração na receita, ficaram os jornais (queda de 5%), TV aberta (queda de 3.9%) e revistas (queda de 1,7%).
Estimativa para 2012
Em 2012, a companhia diz que o desempenho segue parecido, com crescimento de 4,3% da receita no primeiro semestre de 2012, de acordo com estimativas.
Nas projeções da companhia, o setor digital continua impulsionando o faturamento da mídia em 2012, com crescimento de cerca de 20%.