A entrada da WebJet em operação está provocando uma nova disputa tarifária no mercado aéreo. A Varig, que havia anunciado descontos de até 80% em algumas rotas, ampliou o número de destinos atingidos por preços promocionais. A Gol, por sua vez, baixou os preços nos trechos operados pela WebJet.
A Varig havia anunciado, anteontem, descontos de até 80% por um período ilimitado. Na rota Brasília-Guarulhos, os bilhetes custam a partir de R$ 186. A ligação Brasília-Porto Alegre sai por R$ 273. Ontem, a companhia anunciou outra promoção com descontos de até 75% em 18 destinos nacionais. Com isso, a ligação São Paulo-Florianópolis sai por R$ 154. Essa nova promoção da Varig vale até o dia 22 para as passagens compradas pela internet das 22h às 10h, de segunda a sexta-feira.
Nos sábados e domingos, os preços promocionais valem pelas 24 horas do dia. Os agentes de viagem também podem vender o bilhete promocional pelo site da Varig na internet.
Já a Gol anunciou ontem o realinhamento de preços de alguns trechos, como Brasília-Guarulhos e Brasília-Rio – ambos operados pela WebJet. Com a mudança, a Gol passou a oferecer tarifas mais em conta que a WebJet.
No trecho Brasília-Guarulhos, por exemplo, a tarifa mais em conta da Gol era vendida anteontem no site da companhia por R$ 186. Desde ontem, o mesmo trecho é oferecido a partir de R$ 159. Esse valor é menor que os R$ 170 cobrados pela WebJet.
Apesar do realinhamento, os preços promocionais da Gol valem apenas para determinados vôos e somente para um número reduzido de assentos. A companhia não informa quantos assentos por vôo são vendidos pelo preço reduzido. Já as tarifas da WebJet são as mesmas para todos lugares de todos os vôos.
Como na Gol o valor varia de acordo com os horários e assentos disponíveis, o bilhete Brasília-Porto Alegre – encontrado a partir de R$ 233 – pode ser vendido por até R$ 1.073. A ligação Brasília-Rio (Galeão), que custa R$ 185 na WebJet, era vendido anteontem na Gol a partir de R$ 213. Ontem, o preço caiu para a partir de R$ 166. Mas o mesmo trecho pode chegar a R$ 665.
A Gol não admitiu diretamente que as mudanças de preços foram pressionadas pela entrada da WebJet no mercado. Mas a empresa informou que o mercado mudou seus preços e a companhia – que opera no conceito low-cost low-fare (custo baixo e tarifa baixa) – também mudou suas tarifas.