Compagas produz gás como matéria-prima

O primeiro consumidor industrial da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), a indústria Peróxidos do Brasil, é agora também a primeira empresa da Região Sul a utilizar o gás natural como matéria-prima. A Peróxidos, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), começou neste mês a operar em sua nova planta (reformadora) construída especialmente para transformar o gás natural em hidrogênio, matéria-prima utilizada para produção de peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada. Na construção da nova planta, a indústria investiu mais de US$ 12 milhões.

?O menor custo, a confiabilidade no fornecimento contínuo e questão ambiental foram fatores determinantes para que investíssemos na utilização do gás natural também como matéria-prima?, disse o diretor-geral da Peróxidos do Brasil, Paulo Trevia Schirch. Antes, a indústria utilizava nafta (um dos derivados do petróleo) e energia elétrica para a produção do hidrogênio. ?Eram dois processos de produção e agora temos um só, o que facilita muito a logística e a operação?.

Com o gás natural, a Peróxidos calcula que terá uma economia de 8% a 10% no custo total de produção das 120 mil toneladas produzidas por ano de peróxido de hidrogênio, que é utilizado por indústrias têxteis e de papel e celulose, para branqueamento, e, também, por indústria do setor químico, para fabricação de plastificante à base de óleo de soja, mineração, etc. A indústria da CIC vende o produto para todo o País e também exporta para países da América Latina como Argentina, Chile e Peru. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo