As reformas econômicas anunciadas pela Itália reduzirão a alta dívida do governo, afirmou hoje Amadeu Altafaj Tardio, porta-voz da Comissão Europeia. “A Itália está adotando as medidas necessárias a fim de reduzir a dívida, num ritmo sustentável e para cumprir as metas acordadas com seus parceiros europeus”, disse Tardio.
Em julho e neste mês, o governo da Itália delineou dois conjuntos de medidas de consolidação orçamentária. Segundo Tardio, essas medidas são um “pré-requisito para o crescimento sustentável na Itália.” A sua aplicação deve permitir que a Itália registre um superávit primário considerável em 2013, acrescentou.
Ele repetiu que a Comissão Europeia está planejando anunciar uma proposta sobre as agências de classificação de risco nas próximas semanas, mas não deu mais detalhes. A agência de classificação de risco Standard & Poor’s divulgou em um comunicado ontem que rebaixou o rating de longo prazo da dívida soberana da Itália para A, de A+, e o rating de curto prazo para A-1, de A-1+, atribuindo perspectiva negativa para ambos. As informações são da Dow Jones.