A Comissão Europeia quer que a Grécia fique na zona do euro e espera que nos próximos dias comece a se delinear um acordo que irá garantir tal permanência, afirmou o comissário da entidade para economia, Pierre Moscovici, nesta quarta-feira.
Moscovici disse que a base para qualquer solução deve ser o programa atual em que a Grécia entrou com a Troica de credores internacionais: a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). “É muito complicado destruí-lo (o programa de resgate) repentinamente”, afirmou ao chegar à reunião de ministros das Finanças da zona do euro. “Além disso, sempre há algum espaço para discussões e manobras, mas se deve começar da base legal”.
O comissário também afirmou que “é certo que temos o mesmo objetivo. A meta é manter a Grécia na zona do euro”. Moscovici considera a reunião desta quarta-feira uma oportunidade de o país apresentar suas ideias e propostas e ouvir a opinião dos demais ministros do bloco. Entre este encontro e o que está agendado para a próxima segunda-feira, ele afirma que há um trabalho “intenso” a ser feito para construir um compromisso que possa oferecer uma solução à dívida da Grécia e à situação econômica. Fonte: Dow Jones Newswires.