Comissão Europeia diz que divisão da UE é inaceitável

A Comissão Europeia reiterou que acredita que dividir a União Europeia (UE) em um pequeno núcleo de países da zona do euro separado do restante seria inaceitável e que desfazer a zona do euro teria um “custo enorme”. Pia Ahrenkilde-Hansen, porta-voz do presidente da Comissão, José Manuel Barroso, afirmou que a zona do euro precisa aprofundar sua integração, mas isso precisa ser “um processo aberto, não um processo exclusivo ou divisor”.

Segundo a porta-voz, em um discurso em Berlim Barroso descreveu “as enormes vantagens para nossos cidadãos de estar na União Europeia e de ter uma união”. A porta-voz afirmou que Barroso “vê ameaças no horizonte” para manter a União Europeia unida. “A situação pede uma união mais forte”, acrescentou.

Ahrenkilde-Hansen disse também que Barroso citou no discurso em Berlim um estudo que mostra que um colapso da União Europeia eliminaria 50% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.

Perguntada por que Barroso escolheu fazer as declarações neste momento, Ahrenkilde-Hansen destacou as discussões recentes entre os governos da União Europeia sobre o futuro do bloco. Nos últimos dias têm surgido relatos de que alguns líderes europeus estão discutindo uma reformulação do modo como o bloco funciona e possivelmente estão considerando reduzir o bloco de 17 países que usam o euro. O assunto também surge em meio às declarações de alguns líderes europeus sobre a possibilidade de a Grécia sair da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna