O comércio varejista do Paraná encerrou 2006 com crescimento de 2,89% no volume de vendas, na comparação com 2005. Foi o terceiro pior desempenho do País, atrás do Mato Grosso (-9,85%) e do Rio Grande do Sul (1,05%). Na média do País, as vendas aumentaram 6,2% no ano passado, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre os setores que se destacaram positivamente no Paraná estão ?hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo?, com crescimento de 6,08% nas vendas, ?móveis e eletrodomésticos? (8,67%), ?artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos? (6,25%), ?equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação? (51,47%) e ?outros artigos de uso pessoal e doméstico (16,14%).
Por outro lado, registraram queda nas vendas os setores de ?combustíveis e lubrificantes? (-16,38%), ?tecidos, vestuário e calçados? (-1,45%), além de ?livros, jornais, revistas e papelaria? (-7,71%).
País
Em nível nacional, das oito atividades pesquisadas pelo IBGE, apenas ?combustíveis e lubrificantes? registrou queda nas vendas em 2006, de 8,05%. Todas as demais apresentaram aumento no volume de vendas, com destaque para ?hipermercados e supermercados? (7,71%), ?móveis e eletrodomésticos? (10,26%) e ?equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação? (30,05%).
Segundo o IBGE, o bom desempenho da atividade ?hipermercados e supermercados? reflete o aumento do poder de compra da população, decorrente da combinação do aumento da massa de salários e da estabilidade de preços de produtos básicos. Já a expansão de ?móveis e eletrodomésticos? está relacionada às condições favoráveis de crédito ao consumo, melhoria do rendimento real e do emprego e queda nos preços, proporcionada pela concorrência dos importados.