O comércio varejista paranaense registrou crescimento nas vendas de 7,83% no período de janeiro a maio deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. O aumento é de 8,30% se a comparação for entre maio de 2007 e maio de 2006. As informações são da pesquisa conjuntural feita pela Federação do Comércio do Paraná, que considerou o mês de maio excelente para o setor.
As principais cidades e regiões do Paraná registraram os seguintes números: Curitiba e Região Metropolitana registraram crescimento nas vendas de 7,27%; Londrina um aumento de 9,89%; Maringá alta de 6,17% e a Região Oeste (que abrange Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon) teve alta de 12,76%.
?Permanece uma conjuntura positiva para o comércio no Paraná. A melhora no agronegócio, a expansão dos financiamentos, a queda nos juros e a estabilidade nos preços levam empresários e consumidores a ficarem mais confiantes?, diz o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc Senac, Darci Piana.
Ele acrescenta outros fatores que influenciam de forma positiva o comércio paranaense. Piana destaca a valorização cambial do real diante do dólar, o impacto psicológico positivo na economia e sobre o consumidor da queda nos juros praticada pelas autoridades monetárias; o aumento do emprego e crescimento real do salário mínimo, corrigido num percentual superior ao da inflação acumulada.
Perspectivas
O consultor econômico da Fecomércio, Vamberto Santana acrescenta que também há crescimento das compras do comércio, o que representa que o setor está se abastecendo por conta de boas perspectivas de vendas futuras e, no mínimo, da manutenção dos indicadores de crescimento na economia. ?Considerando-se os custos financeiros associados à manutenção de estoques, as compras do comércio também sinalizam uma elevada rotatividade dos estoques nas lojas?, disse.
Outro fator que influenciou as vendas foi fato de que em maio houve 26 dias úteis enquanto abril apresentou 23 dias úteis. O mês de maio contou também com uma data importante de vendas, o Dia das Mães, que além das vendas de bens e produtos finais, estimulou bastante o desempenho de alguns ramos específicos e de serviços, como restaurantes, cestas de café da manhã e flores.
As vendas de maio comparadas a abril de 2007 indicam, na RM de Curitiba, um aumento de 7,05%; em Londrina, um crescimento de 10,10%; em Maringá, expansão de 3,29% e na Região Oeste, um aumento de 10,02%. No acumulado do ano os resultados são os seguintes: RM de Curitiba, um aumento de 6,69%; em Londrina, um crescimento de 14,02%; em Maringá, uma expansão de 8,90%; e na Região Oeste, um crescimento de 6,75%.
O crescimento de vendas no ano demonstram um maior comprometimento de parcela da renda do consumidor por um prazo maior. É o caso das ?concessionárias de veículos?, que mantém crescimento expressivo, estimulado por maior oferta de crédito, extensão nos prazos e menores juros. No caso dos ?materiais de construção?, o aumento deve-se a maior oferta de financiamentos para construções novas em diferentes faixas de renda, além de financiamento para reformas e pequenas obras. O setor de ?autopeças e acessórios?, por causa do aquecimento de todo o setor automotivo, também apresentou um bom desempenho.
No segmento ?móveis, decorações e utilidades domésticas?, o crescimento das vendas deve-se aos preços competitivos, aliado à melhoria da renda real e promoções das lojas. As ?lojas de departamentos? registraram crescimento estimulado pela combinação de boas condições de financiamento, diversidade de bens e melhoria na renda real dos consumidores.
Emprego
O emprego gerado no comércio no período entre janeiro e maio de 2007 em relação a igual período de 2006, aponta que na Região Metropolitana de Curitiba houve queda de 0,02%; em Londrina o crescimento foi de 1,72%; e em Maringá o crescimento ficou em 0,48 % e no Oeste o aumento foi de 3,21%.
