As vendas do comércio varejista paranaense cresceram 6,4% em novembro de 2011, comparado a novembro de 2010. É o dobro da média nacional (3,2%). O resultado foi impulsionado pelos segmentos de supermercados, móveis e eletrodomésticos, produtos farmacêuticos e cosméticos, equipamentos de informática e materiais de construção. Foi também o quarto maior aumento de faturamento real (já descontada a inflação) entre os 27 estados brasileiros, ficando atrás apenas de Tocantins (16,4%), Roraima (7,5%) e Amazonas (7,1%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, a variação foi de 8,7%, contra 6,9% para o Brasil. As alavancas do panorama virtuoso foram móveis e eletrodomésticos (16,3%), produtos farmacêuticos e de perfumaria (16,3%), materiais de construção (11,7%) e veículos, motos, partes e peças (11,4%). “Trata-se de áreas bastante sensíveis à concatenação entre acréscimo da massa de salários (emprego e remunerações), crédito (ainda que caro) ao consumo e incentivos à construção civil, precisamente ao segmento residencial”, analisa o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço.
Lourenço destaca que o Paraná alcançou números inéditos na geração de empregos com carteira assinada em 2011, crescendo 6,6% até o mês de novembro e chegando a 157,5 mil postos, sendo que mais de 60% foram abertos fora da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), representando o quarto maior contingente incremental do País, perdendo somente para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Na mesma linha, destaca Lourenço, a RMC ostentou o menor desemprego entre as regiões metropolitanas brasileiras, fechando o ano com taxa média de 3,8% da População Economicamente Ativa (PEA) versus 6,1% para o Brasil. Ao final do mês de novembro, o rendimento médio real mensal dos trabalhadores aproximou-se de R$ 1.800,00 e assumiu a liderança no quadro nacional, revelando o vigor do mercado regional.
