Comércio quer vender 10% mais no Dia das Crianças

O comércio paranaense está otimista com as vendas de Dia das Crianças. A Associação Comercial do Paraná (ACP) projeta um crescimento de 8% a 10% sobre o faturamento registrado na comemoração do ano passado. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Curitiba prevê um incremento de 4% em relação ao Dia das Crianças de 2001, enquanto a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) espera uma elevação entre 3% e 4% nesta que é considerada a quinta melhor data para o varejo.

Pesquisa feita há 25 dias pela ACP junto aos lojistas aponta que o gasto médio por presente será de R$ 30. Já o levantamento da CDL indica uma variação entre R$ 15 e R$ 70. “Para o setor de brinquedos, essa data é como o Dia das Mães para moda e confecções – só perde para o Natal”, comenta Élcio Ribeiro, vice-presidente de Serviços da ACP. Na pesquisa da ACP, pela primeira vez apareceu brinquedo educativo com destaque entre os presentes.

Devido ao baixo valor, tanto a ACP quanto a CDL acreditam na predominância de vendas à vista. “Com a entrada de um valor substancial no mercado da correção do FGTS, houve queda na inadimplência e o pessoal está voltando às compras”, observa Ribeiro. Nesse final de semana, os lojistas esperam pesquisas de presentes, mas as compras só devem intensificar a partir de segunda-feira, com a liberação dos pagamentos dos assalariados. “Mesmo nesse momento de turbulência econômica e problemas políticos, os lojistas estão preparados e vêem nesta data um motivo a mais para alavancar as vendas”, opina Newton Campos, presidente da CDL. Ele aposta num grande volume de venda de brinquedos nacionais. “Os brinquedos importados já não têm tanta influência, porque os feitos no País buscam atender não só preço, mas qualidade e design novo”, cita.

Além de brinquedos, a CDL aguarda vendas expressivas de roupas e calçados. Segundo Campos, os vendedores estão orientados a agregar valor às compras de Dia das Crianças. “Para o mercado ter incremento, o homem de balcão está preparado para anexar ao brinquedo uma roupa, calçado ou livro”, diz. O presidente da CDL acredita que a maior parte das vendas de brinquedos serão à vista, porém ressalta que as opções de pagamento a prazo (cartão de crédito e cheque pré-datado) ajudarão a alavancar os negócios e aumentar o gasto por presente.

Ações especiais

O Shopping Novo Batel estima aquecimento das vendas de 6% em outubro, informa a assessora de marketing Candice Fernandes Weiss. A direção do shopping preparou uma programação cultural e artística para atrair crianças e seus familiares durante o mês inteiro.

Procon recomenda atenção

Olavo Pesch

O Procon/PR (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) dá algumas dicas sobre a compra de presentes para o Dia das Crianças. A primeira orientação é que “as aparências enganam”, portanto não decida a compra apenas pelo seu estímulo visual e outras informações das embalagens. O importante é sempre conferir o conteúdo. A segunda recomendação é evitar brinquedos mal feitos ou descartáveis, verificando o funcionamento, solidez e composição dos materiais e acabamento.

O consumidor deve evitar a aquisição do brinquedo que não é brinquedo. A sugestão é escolher brinquedos onde a criança estimule a imaginação, mas que ela possa usar, dentro da sua realidade. Não se deixe enganar por brinquedos que são apenas uma imitação grosseira de objetos do mundo adulto. O Procon/PR também recomenda cuidado com brinquedos que puxam outros, com muitos acessórios opcionais. O presente deve ser adequado à faixa etária.

Não compre brinquedos com: arestas cortantes, pontas aguçadas, materiais inflamáveis, brinquedos elétricos com voltagem superior a 36 volts, peças pequenas que as crianças mais novas possam engolir, materiais que incluam vidros quebráveis, materiais tóxicos existentes em certas tintas e conjuntos de cerâmica e materiais aromáticos que possam ser confundidos com frutas, doces, chocolates.

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