Crescimento

Comércio projeta vender 15% mais no Dia das Mães

O comércio do Paraná deve experimentar, este ano, um crescimento de 12% a 15% nas vendas para o Dia das Mães, na comparação com a movimentação em torno da mesma data, no ano passado. O avanço seria um novo alento para o setor, que este ano tenta recuperar perdas ou crescimentos tímidos acontecidos na maioria das principais datas comemorativas de 2009.

A expectativa de crescimento de 12% foi apontada pelos próprios comerciantes curitibanos, através de uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e executada pela Datacenso, que foi divulgada na última semana. No levantamento, 57% dos lojistas afirmaram esperar melhores vendas que no último Dia das Mães na época, o otimismo atingia apenas 45% deles.

A pesquisa da ACP/ Datacenso também sondou os consumidores. A maioria (53%) respondeu que pretende gastar o mesmo que na mesma data do ano passado. Mas uma parte significativa deles (37,5%) disse que deve gastar mais com os presentes para as mães. Em média, a intenção é de desembolsar 31% mais que em 2009. Já 9,5% das pessoas afirmou que vai gastar menos este ano. E bem menos: a intenção deles é de que as compras, em média, sejam 73% mais baratas. A sondagem detectou um valor médio de R$ 127,47 para os presentes. A média é quase idêntica aos R$ 127,66 verificados no ano passado, que por sua vez ficaram estáveis em relação a 2008.

O levantamento ainda percebeu que as roupas tomaram o lugar dos perfumes e ocuparam a primeira posição entre as preferências dos consumidores. Se, no ano passado, os cosméticos representavam 41,4% das intenções de compra e as roupas 28%, este ano o vestuário passou a ser preferido em 33% dos casos, com os perfumes caindo para 11% das intenções. Flores e plantas ficaram em terceiro lugar, com 9% menos que os 15,6% do último Dia das Mães.

O diretor executivo do Instituto de Pesquisa Datacenso, Cláudio Shimoyama, afirmou que a retomada da atividade econômica e a rápida recuperação dos efeitos da crise internacional estão entre os motivos do otimismo dos varejistas. Segundo ele, o aumento nos níveis de emprego e de renda também ajudam a manter as expectativas altas.

Crédito

Entre os economistas do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) o otimismo é até um pouco maior: para eles, as vendas no Estado devem avançar até 15%, ante o desempenho do ano passado. Para eles, este ano o crédito voltou bastante forte e a massa salarial continua crescendo. A maior estabilidade também ajuda as pessoas a planejarem melhor suas compras.

“Todo mundo gosta de comprar. Ainda mais quando há combustível suficiente para isso”, diz o economista Leonardo Boguszewski, conselheiro do Corecon-PR. Para ele, além das roupas, perfumes e flores, neste ano há grande potencial para vendas de eletroeletrônicos, principalmente TVs devido ao estímulo da Copa do Mundo e computadores. “Há lojas com estoques muito acima da média [de outros anos] desses produtos”, informa.

Segundo Boguszewski, as vendas para o Dia das Mães são um “termômetro bem interessante” para a economia do País. Para ele, boa parte do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano que está sendo projetado em cerca de 7% por vários economistas, que antes apontavam uma taxa de 5% , deve ser puxado pelo consumo das famílias, a exemplo do que ocorreu em 2008. O fenômeno, explica ele, tem entre suas principais causas o crescimento da classe C, que vem ganhando famílias vindas das classes D e E.

Nacional

No País, 60% dos empresários esperam um faturamento melhor, neste Dia das Mães, que na mesma data do ano passado. A taxa foi levantada por uma pesquisa da Serasa Experian, que apontou o percentual como o maior para a data comemorativa desde o início dos levantamentos, em 2006. Em 2009, o otimismo chegou ao seu nível m,ais baixo, atingindo apenas 34% dos pesquisados. Em 2010, 33% esperam que o faturamento repita 2009, e 7% aguardam queda. Para os varejistas, o faturamento no Dia das Mães deve crescer, em média, 5,3% em relação ao ano passado.

Venda de produtos piratas também aumenta

Nem só os varejistas que trabalham legalmente estão otimistas para o próximo Dia das Mães, em Curitiba. De acordo com a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), o movimento do comércio ilegal já cresceu 30% na capital, com a proximidade da data. O órgão, encarregado de reprimir a venda de produtos falsificados e contrabandeados, informa que, nessa época, a lista de produtos piratas em circulação aumenta: os tradicionais CDs e DVDs ganham a companhia de perfumes e óculos escuros falsificados.

Engana-se quem pensa que os cosméticos falsos sejam apenas imitações dos importados. Em um comunicado do SMU, o gerente de Planejamento do departamento de Fiscalização do órgão, Élcio Cooper, informou que, entre as marcas mais falsificadas do gênero estão o O Boticário e a Natura.

Ele lembra que esse tipo de produto, além de atrapalhar a economia e alimentar o crime organizado, pode prejudicar a saúde do consumidor, já que são produzidos sem nenhuma fiscalização.

O número de produtos piratas nas ruas de Curitiba vem aumentando este ano, na comparação com o ano passado. Desde janeiro, a SMU apreendeu 82.676 produtos piratas 28% mais que as 64.696 unidades apreendidas no mesmo período de 2009. A grande maioria das mercadorias é de DVDs (67.467), seguidos de CDs (12.401) e carteiras de cigarros (2.253), encontrados principalmente nos bairros do Sítio Cercado, Pinheirinho, Santa Felicidade e Centro. (HM)

Comércio virtual na expectativa

Provas do otimismo dos comerciantes em relação às vendas para o Dia das Mães não faltam nas lojas de rua e de shopping centers de Curitiba e Região Metropolitana. As boas expectativas não ficam só nesses estabelecimentos: atingem também feiras e a internet. A web, por sinal, deve ser movimentar R$ 620 milhões em vendas de bens de consumo cerca de 40% mais que no mesmo período em 2008, quando o segmento faturou R$ 440 milhões.

Os valores mínimos para participação das promoções dos shoppings de Curitiba e Região deixam transparecer o quanto os estabelecimentos querem que seus clientes gastem, este ano. No Shopping São José, podem participar da promoção que sorteia uma TV os clientes que gastarem no mínimo R$ 100. No Palladium, o sorteio de dois carros vale para gastos acima de R$ 150 e no Estação, quem gastar R$ 200 pode concorrer a vales-compras de R$ 1 mil.

No Shopping Crystal, onde os lojistas esperam crescimento de 8% a 10% nas vendas, a expectativa é de que o ticket médio das compras gire em torno de R$150. Eventuais promoções ficaram a cargo de cada loja. No Curitiba, quem gastar pelo menos R$ 300 em compras concorre a um carro. No Mueller, também não haverá sorteio: as mães ganharão um batom se os filhos gastarem mais de R$ 400. No Park Shopping Barigui, o valor mínimo para ganhar uma lata estampada e participar do sorteio de um carro é, também, de R$ 400.

Em uma das feiras que estarão acontecendo em Curitiba durante a semana, a aposta é em preços baixos. É o caso da ExpoBrasil Moda Show Sul 2010, cuja sexta edição já começou, no Parque Barigui. A feira, considerada a maior do setor no Sul do País, tem fabricantes como expositores, o que ajuda os preços a ficarem mais em conta, segundo os organizadores.
Na web, um dos atrativos para os consumidores é a grande quantidade de opções de presentes. Um site de venda de flores, o Flores Online, está oferecendo mais de 500 combinações de arranjos. De acordo com o diretor da empresa, Eduardo Casarini, a expectativa é aumentar em 20% o faturamento atingido no mesmo período, no ano passado. A ideia do site é entregar aproximadamente 100 mil rosas até o próximo domingo. (HM)