Comércio preparado para o Dia das Mães

Confecções, calçados, perfumes, CD´s, flores, aparelhos celulares e itens de decoração estão entre as opções que mais devem ser procuradas no comércio em geral nos próximos dias. Faltando uma semana para o Dia das Mães, lojas de departamento, de bairro e shoppings de todo o País se preparam para receber os consumidores nesta que é considerada a segunda melhor data para o comércio, depois do Natal. Para a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), as vendas este ano devem crescer entre 10% e 15%. A Associação Comercial do Paraná (ACP) aposta em índice semelhante: crescimento de 12%.

?O apelo emocional dessa data é muito grande?, justificou o vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro. A entidade acredita que o preço médio do presente deva ficar em R$ 50,00. ?Geralmente o dono-da-casa (marido) dá um presente com o valor maior?, disse. Já no clima da Copa do Mundo, outro item que deve ter bastante procura nos próximos dias é o televisor, principalmente de tela grande. ?O comércio melhorou as promoções de TV, e muitos aproveitam para trocar o aparelho nesta época?, comentou. Artigos com as cores verde e amarelo, acredita, também devem se transformar em presentes para o Dia das Mães.

O economista da Fecomércio-PR, Vamberto Santana, também acredita nas boas vendas de aparelhos de TV e de DVD, além de móveis, itens de decoração, utilidade doméstica, vestuário. A data também promete movimentar os restaurantes no domingo. ?Os itens de maior venda devem ser aqueles de até R$ 100,00?, apontou. De acordo com o economista, existem duas variáveis positivas para o comércio – o salário mínimo, já em vigor, que passou para R$ 350,00, e a possibilidade do mínimo regional de R$ 437,00. ?Essa duas variáveis implicam no aumento de dinheiro em circulação?, salientou.

Sobre a forma de pagamento, Santana enfatizou que o melhor é pagar à vista, ?tentando obter um desconto maior.? Mas quem tem um orçamento muito apertado, o pagamento a prazo, em três ou quatros vezes, acaba sendo uma opção.

Shoppings

Ao contrário do comércio em geral, os shoppings de Curitiba apostam em vendas com crescimento bem superiores a 15%. É o caso do Shopping Estação, que prevê aumento de 47% nas vendas na comparação com igual período do ano passado. A aposta é no mix de âncoras diversificado com opções de livros, cama, mesa e banho, roupas e eletrodomésticos

Já o presidente do grupo Pol-loShop, Anísio Romanini, revelou que conta com a ajuda de São Pedro para manter a temperatura baixa. ?Se o frio continuar, as vendas vão aumentar mais de 20%?, acredita, acrescentando que ?o frio gera nas pessoas necessidade imediata de compra.? Com relação ao valor médio do presente, Romanini aposta em R$ 50,00.

No Shopping Curitiba, a previsão é que as vendas cresçam 15% em relação ao ano passado. De acordo com a gerente de Marketing Alessandra Furtado, o preço médio do presente deve oscilar entre R$ 80,00 e R$ 150,00. Segundo ela, o movimento nas lojas já começou, mas é a partir de hoje que as vendas serão de fato para o Dia das Mães. Entre os itens mais procurados, ela cita os do setor de perfumaria, vestuário, além de aparelho celular. ?Até porque as campanhas estão bastante agressivas?, comentou, referindo-se às promoções das operadoras de telefonia móvel.

No Shopping Crystal Plaza, a novidade este ano é a realização em conjunto das campanhas promocionais do Dia das Mães e Dia dos Namorados. De acordo com a gerente de Marketing do Shopping, Lylian Vargas, as vitrines das lojas estão repletas de opções de presentes a preços bastante convidativos. ?Alguns setores, como os de perfumes, jóias e confecções femininas, estão muito otimistas?, afirma.

Para quem ainda não comprou o presente do Dia das Mães, a ACP informa que o comércio de rua estará aberto hoje, das 10h às 19h. Durante a semana (segunda a sábado), o horário será das 9h às 19h.

Comércio eletrônico espera movimentar R$ 140 milhões

O Dia das Mães promete movimentar as vendas das lojas virtuais. Segundo estimativas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net, em parceria com a consultoria e-bit e o site de pesquisa de preços BuscaPé, a data deve movimentar R$ 140 milhões, de 29 de abril a 13 de maio, o que representa um crescimento de aproximadamente 50% em relação a 2005, quando o faturamento foi de R$ 92 milhões.

?Em 2005 a previsão foi de 30% no aumento das vendas para o Dia das Mães, data mais aguardada pelo varejo no primeiro semestre do ano. Porém, com o grande aumento do número de e-consumidores e a freqüência do uso do canal, a previsão para este ano é que o faturamento seja 50% maior?, diz Pedro Guasti, diretor geral da e-bit.

Entre os produtos que têm a preferência das mães no comércio eletrônico, estão os CDs e DVDs, livros e telefones celular. A procura por outros produtos que são característicos para a data, como cestas de café da manhã, flores, perfumes e eletrodomésticos também aumentam significativamente no período.

Presente alternativo

Já para quem quer fugir dos presentes convencionais, uma boa alternativa é a cota de um Clube de Investimentos. É a sugestão da Aureum Sociedade Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários, corretora membro da Bovespa em Curitiba, como presente diferente e rentável para o Dia das Mães. De acordo com a corretora, com uma quantia mínima de R$ 500,00 é possível comprar uma cota de um Clube de Investimentos, considerada uma alternativa segura para quem deseja ingressar no mercado de ações, mas não dispõe de muito dinheiro, nem conhecimento.

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