O tradicional período de trocas, nas semanas que sucedem o Natal, está enfrentando a “concorrência” de uma grande quantidade dos também clássicos saldões.
As promoções, que o varejo organiza para acabar com os estoques que sobraram depois do dia 24, envolvem descontos que chegam a 85% e parcelamentos de até dois anos, que refletem a boa oferta de crédito no Natal, este ano. Os produtos não ficam só entre os eletroeletrônicos, mas também alimentos, e acontecem tanto em lojas físicas como na internet.
Nas lojas Extra e Ponto Frio, do Grupo Pão de Açúcar, o movimento tem correspondido à expectativa, de acordo com a assessoria de imprensa das empresas.
Os produtos mais procurados têm sido os relacionados ao verão, como ventiladores, e às férias, como colchões infláveis e barracas. No entanto, a empresa informa que computadores e impressoras também vêm sendo bem procurados pelos clientes.
Ainda segundo a assessoria do grupo, a cada dia ofertas diferentes podem aparecer, já que as lojas estão revendo os estoques e renovando-os para janeiro, quando entram novos produtos, com preços diferentes.
A média dos descontos nas lojas do grupo, previstos para vigorarem até o último dia do ano, é de cerca de 30%, mas alguns produtos estão com o preço reduzido pela metade. Os parcelamentos chegam a até 24 meses.
Nos primeiros dias, o foco era nos eletroeletrônicos, mas hoje os hipermercados da rede já devem começar as ofertas de aves, principalmente as mais vendidas na época do Natal, como o peru, cujo preço mais baixo deve ser inferior a R$ 6,00.
O saldão também acontece nas Lojas Salfer, que promove, até hoje, descontos em todo o estoque e no mostruário, que chegam a 70% e atingem desde os eletroeletrônicos até panelas de pressão.
Uma máquina de lavar automática, cujo preço normal é de R$ 779, está saindo por R$ 599 na rede, por exemplo. Ontem, as lojas chegaram a ter seu expediente ampliado para atender à demanda.
Internet
Nas lojas online, a concorrência nos saldões parece até mais acirrada. Todos os principais sites Americanas.com e Submarino, Magazine Luiza, Shoptime e os próprios Ponto Frio e Extra anunciam grandes descontos em suas páginas principais, e sites de menor porte até se juntaram para criar uma promoção coletiva de Natal, o Saldão na Internet (www.saldaonainternet.com.br). Entre os participantes, estão as Lojas Marisa, Ricardo Eletro, Le Postiche, NetShoes, Comprafácil.com, PortCasa, Bayard e Giuliana Flores.
Nos maiores varejistas, o foco principal das promoções é o mesmo das lojas físicas: os eletroeletrônicos. Porém, algumas lojas, como a Americanas.com e o Submarino, que pertencem ao mesmo grupo, também estão dando descontos em produtos como DVDs e livros, entre outros. O frete gratuito para compras acima de determinados valores é praticamente uma regra entre os sites, e os parcelamentos chegam a uma média de 12 meses.