Comércio estende horário para o Natal

Os shoppings e o comércio de rua de Curitiba estão em contagem regressiva, à espera dos consumidores para as tradicionais compras de Natal. A partir do dia 1.º de dezembro, as lojas de rua poderão estender o horário de atendimento das 9h até as 22h, de segunda a sexta. Nos sábados, o horário passa a ser das 9h às 21h e, nos domingos, das 10h às 19h. Com o novo horário, a intenção dos lojistas é atrair número maior de consumidores e, principalmente, concretizar as vendas.

?Nesta época do ano normalmente há uma concentração de pessoas circulando nas lojas para avaliar preços, comparar produtos, até tomar a decisão. É necessário, realmente, um período adicional de horas para atender essa demanda?, comentou Vamberto Santana, assessor econômico do Sistema Fecomércio-PR (Federação do Comércio no Estado do Paraná). Segundo o economista, a Fecomércio prevê que as vendas para este Natal devam crescer entre 8% e 9% na Grande Curitiba sobre o mesmo período do ano passado. No interior do estado, onde a economia foi afetada pela crise da agricultura, o crescimento deve ser mais tímido: cerca de 5%.

O horário estendido em Curitiba começa um dia depois de os trabalhadores receberem a primeira parcela do 13.º salário – as empresas têm até o dia 30 de novembro para efetivarem o pagamento. Apesar disso, o comércio deve demorar um pouco mais para sentir o impacto do benefício. Só no Paraná, segundo estimativa do Dieese-PR, o 13.º deve injetar cerca de R$ 3,5 bilhões. ?Não será nos dois ou três primeiros dias que o comércio vai ver esse dinheiro entrando na economia. Primeiro o consumidor vai fazer a sondagem de preço nas lojas, pesquisar marcas, produtos, pedir descontos à vista. Além disso, boa parte da primeira parcela do 13.º irá para o pagamento de dívidas?, prevê o economista. ?É a segunda parcela do 13.º -que deve ser paga pelas empresas até o dia 20 de dezembro – que traz maior impacto nas lojas como um todo.?

Para o vice-presidente de serviços da Associação Comercial do Paraná (ACP), Élcio Ribeiro, o comércio deve sentir os efeitos do salário extra já no início de dezembro, entre os dias 7 e 8, quando sai também a primeira parcela do ordenado. ?Quem manteve o orçamento ajustado vai comprar os presentes de Natal já com a primeira parcela e à vista?, apontou. Segundo ele, é grande o número de pessoas que têm procurado a ACP para regularizar as dívidas anteriores. ?Estamos recebendo cerca de 800 pessoas por dia?, comentou, acrescentando que a taxa de inadimplência medida pela ACP permanece em 0,10% há três meses seguidos. ?Nosso consumidor está com a inadimplência mais ou menos controlada?, apontou Ribeiro.

Não obrigatório

O novo horário do comércio no período que antecede o Natal não é obrigatório. Por isso, segundo Élcio Ribeiro, muitas lojas de médio e pequeno portes estendem, inicialmente, o horário até as 20h ou 20h30 e, só quando o Natal se aproxima, fecham as portas às 22h. ?As lojas de grande porte, com certeza trabalham neste novo horário. Mas as médias e pequenas às vezes não têm tanta possibilidade e vão estendendo o horário à medida que se aproxima o Natal?, comentou.

Segundo Ribeiro, são nesses horários pós-expediente em que trabalha a maioria dos temporários, contratados pelo comércio especificamente para o Natal. O horário, afirmou Ribeiro, é marcado também por ?bons negócios?. ?É quando o casal sai junto para decidir o que comprar?, explicou. Nesse caso, incluem-se as vendas de maior valor, como aparelhos eletro eletrônicos. Conforme previsão da ACP, o presente para este Natal deve custar cerca de R$ 57,00.

Para Vamberto Santana, do Fecomércio-PR, a recomendação é que as lojas se adequem ao novo horário desde o dia 1.º de dezembro. ?A maioria funciona neste horário estendido. Se o cliente tenta ir a uma loja, que já está fechada, ele não volta mais; vai buscar outra. A loja tem que se mostrar, se expor para o consumidor?, arrematou.

?Madrugadão? ainda não confirmado

Com relação aos shoppings centers, ainda não houve a confirmação de que haverá este ano o ?madrugadão? – período em que alguns shoppings de Curitiba ficaram até 32 horas seguidas com as portas abertas, no ano passado. No Crystal Plaza, o horário especial de Natal será o seguinte: de 1.º a 10 de dezembro, das 10h às 22h (inclusive sábado e domingo); de 11 a 20, das 10h às 23h; nos dias 21 e 22, das 10h às 24h e, do dia 23 para 24 de dezembro, até as 2h da manhã. No dia 24 de dezembro, as lojas estarão abertas das 10h às 18h.

No Shopping Curitiba, entre os dias 10 e 19 de dezembro, as lojas passam a atender de segunda a sábado, das 10h às 23h, e nos domingos, das 10h às 22h.

No período de 20 a 24 de dezembro, os horários especiais ainda não foram definidos, segundo a assessoria de imprensa.

Em outro shopping da cidade, o Mueller, o horário para o Natal só será divulgado na primeira semana de dezembro. (LS)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo