Comércio estende horário de funcionamento

Dezembro começa com novos horários e um festival de promoções nas lojas e shoppings da capital paranaense e no interior por conta da injeção do 13.º salário na economia.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos do Paraná (Dieese-PR), somente a primeira parcela, depositada entre os dias 20 e 30 de novembro, fez circular um total de R$ 5,44 bilhões na economia.

O montante equivale a 2,4% do Produto Interno Bruto do Paraná (PIB). De olho no destino que os consumidores irão dar para a renda extra, o comércio, sobretudo neste ano, está investindo pesado em campanhas, promoções e na própria decoração dos estabelecimentos para atingir as audaciosas expectativas de incremento nas vendas que, de acordo com a Associação Comercial do Paraná (ACP), variam de 5,5% a 16%, de acordo com o segmento da loja.

Entre os shoppings de Curitiba, a projeção média das vendas de fim de ano fica em uma alta de 15% em relação a 2009. Para garantir o seu quinhão, as lojas de rua começam hoje a funcionar em horário estendido, segundo a ACP até às 22h, incluindo os sábados.

Nos próximos três domingos, o comércio também abrirá das 10h às 19h. Além disso, na véspera de Natal (dia 24), as lojas ficarão abertas das 9h às 18h. Somente nos dias 25 de dezembro e 1.º de janeiro que nenhum estabelecimento abrirá.

“Os comerciantes estão muito otimistas, principalmente os setores em que os preços se mantiveram semelhantes ao ano passado, pois com o aumento da massa salarial a tendência é que eles vendam mais, assim como ocorreu durante todo o ano”, afirma o vice-presidente da ACP, Camilo Turmina. “Com a enxurrada de importados, alguns produtos sofreram deflação e, por isso mesmo, serão os mais procurados. Este Natal será de presentes de uso pessoal como acessórios, roupas, relógios e cosméticos”, estima Turmina.

Conforme o levantamento da ACP, 35,2% dos lojistas pretendem fazer algum tipo de promoção ou campanha de Natal, com descontos para o pagamento à vista, distribuição de brindes, prêmios ou promoção do tipo “pague um, leve dois”.

Promoções também serão a tônica dominante dos shoppings. Neste ano, os shoppings programaram para o próximo sábado (dia 4) a tradicional ampliação no horário de atendimento.

Cada um possui uma grade específica, por isso é bom conferir antes de sair de casa. Segundo os principais shoppings de Curitiba, neste ano, não deverá ocorrer os madrugadões (dias em que os estabelecimentos ficam em funcionamento por mais de 32 horas sem parar).”As experiências anteriores não compensaram o esforço que demanda esse tipo de operação”, avalia Turmina, que também possui lojas em shoppings.