Faltando uma semana para o Dia dos Pais, as vendas no comércio já começam a aquecer. Pesquisa realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP) entre lojistas, há cerca de 60 dias, revela que as vendas devam aumentar 6% este ano em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o vice-presidente de Serviços da ACP, Elcio Ribeiro, o preço dos presentes para os pais deve variar entre R$ 35,00 e R$ 40,00.
“Um crescimento de 6% é ótimo, uma vez que já houve aumento no ano passado”, afirmou Ribeiro. Segundo ele, as vendas do comércio em datas tradicionais vêm aumentando ano a ano. Entre os itens mais procurados para o Dia dos Pais, Ribeiro aponta os setores de confecções, calçados e acessórios – gravatas, meias -, seguidos por livros e CDs. A venda de celulares também promete ser forte. “Quando a pesquisa foi feita, o aparelho celular não foi muito citado. Mas hoje o cenário está se modificando, e as empresas estão bastante agressivas. Vai ser uma grande disputa”, apontou.
No Shopping Crystal, a expectativa é que as vendas cresçam 8% no Dia dos Pais este ano em comparação com o ano passado. “Mas este teto deve subir para 12%”, afirmou a gerente de marketing Lylian Vargas. A previsão otimista vem da troca de cupons para o sorteio de um Honda Civic, no dia 31 de agosto. “A troca de cupons está quase 10% maior do que o ano passado”, comentou Lylian. Segundo ela, o preço médio do presente deve ser de R$ 100,00, e os itens mais procurados são do vestuário. Outro fator que deve favorecer as vendas são as promoções de inverno, que chegam a 70% em algumas lojas. “As grandes marcas estão liquidando”, afirmou.
O diretor de marketing do PolloShop Champagnat e Alto da XV, Ivo Orlando Petris, está mais otimista: prevê crescimento de vendas de 15% a 20% em relação ao ano passado. “É o resultado da economia brasileira, que vem crescendo”, justificou. Segundo ele, o inverno rigoroso está obrigando muitas pessoas a renovarem o guarda-roupa. Por isso, aposta na venda de artigos de inverno para os pais. Telefones celulares e máquinas fotográficas digitais também devem ter boa saída, acredita. Sobre o movimento, Petris lembra que a maioria deixa as compras para a última hora. “Ninguém mais compra antes. O movimento deve ser maior neste final de semana e no próximo.”
No Shopping Estação, a expectativa é que o público aumente aproximadamente 20% por conta do Dia dos Pais. Segundo a gerente de marketing Leonor Rohnelt, “não há como balizar” o crescimento de vendas, uma vez que no ano passado o número de lojas era menor. Os itens mais procurados devem ser artigos do vestuário, como meias, lenços, camisas, pijamas. “Os presentes devem variar entre R$ 30,00 e R$ 100,00”, acredita.
Já no Shopping Curitiba, que prevê aumento de 5% em vendas e 8% em público, a aposta é nos aparelhos celulares. Também artigos do vestuário e perfumaria devem ter boa saída, acredita a gerente de marketing Alessandra Furtado. Segundo ela, pelo fato de o Dia dos Pais coincidir com o período de liquidações de inverno – que em algumas lojas chegam a 70% – , as vendas são sempre fortes. Para atrair ainda mais consumidores, o Shopping Curitiba está promovendo um concurso de melhor frase, que sorteará uma viagem para o Nordeste com acompanhante.
Operadoras de celular “brigam” por clientes
As operadoras de telefonia móvel estão travando uma verdadeira batalha para atrair mais clientes, especialmente agora, às vésperas de mais uma data comemorativa. E para vender mais, vale tudo: desde vender aparelhos a R$ 1,00 até sortear carros zero quilômetro.
A operadora TIM lançou uma campanha especial de venda de celulares por apenas R$ 1,00. A promoção vale para os modelos Gradiente Strike, Nokia 3310 e Siemens A50, habilitados no Plano Meu Sonho e mediante a assinatura do termo de fidelidade de 12 meses. Considerando o valor normal dos celulares habilitados neste plano, a promoção oferece um desconto de R$ 98 para quem aderir à Campanha do Dia dos Pais.
A expectativa, segundo o gerente de marketing da TIM Sul, Walter Paiva, é que as vendas este ano superem em 25% a 30% aquelas realizadas no mesmo período do ano passado. Segundo ele, em 2003, agosto foi o segundo melhor mês em vendas de celulares no Brasil, superando maio (Dia das Mães) e junho (Dia dos Namorados) e perdendo apenas para dezembro (Natal). Neste ano a expectativa é que o ritmo seja semelhante.
A Claro também está com ofertas inéditas. A promoção inclui benefícios como tarifas reduzidas, preços especiais para celulares com câmeras, envio gratuito de fotos, até dia 31 de agosto, e bônus na aquisição de novos celulares. A iniciativa da Claro contempla diversos modelos de celular, todos equipados com câmera fotográfica, e destaca-se pelas ofertas que podem ser parceladas. Alguns modelos de aparelhos adquiridos até dia 10 de agosto poderão ser pagos em até 10 prestações de R$ 19,90 (promoção disponível para habilitações a partir do Plano 90 Reais). O cliente poderá escolher entre os modelos: Motorola C650, Nokia 7250i, Siemens MC60 e Sony Ericsson T230 com câmera.
Os clientes que habilitarem seus novos celulares a partir do Plano 90 Reais também poderão aproveitar outra novidade da Claro: falar 10 minutos por R$1 com a tarifa promocional de R$ 0,10 para ligações locais entre celulares Claro durante um ano.
Vivo
Já a Vivo está apostando no sorteio de 50 carros Palio Adventure para vender mais. Para participar do sorteio, o cliente precisa responder, até o próximo dia 22, à seguinte pergunta: “Qual é a operadora de telefonia celular que está sorteando 50 carros zero quilômetro?”, pelo celular ou internet.
“Acreditamos que o volume de vendas será o dobro do registrado na mesma data no ano passado”, declarou o diretor regional da Vivo para o Paraná e Santa Catarina, André Moreira Caio, referindo-se ao Dia dos Pais. “Temos como base o crescimento que vem acontecendo em cada data de varejo. No Dia das Mães vendemos o dobro que o ano passado, no Dia dos Namorados quase o dobro também que 2003 e temos a mesma perspectiva para esta data, já que o celular continua sendo um dos presentes preferidos em cada data”, afirmou. Neste cenário existem promoções e preços bem atrativos, com aparelhos a partir de R$ 99,00 em 10x no plano pós-pago e R$ 169,00 em 10x no plano pré-pago. (LS)
Procon recomenda atenção
“Ao escolher o presente para o ?Dia dos Pais? evite realizar a compra por impulso. Após a escolha, não deixe de pesquisar.” Essa é a principal recomendação do coordenador estadual do Procon, Algaci Túlio, aos consumidores, em razão da proximidade da data. Ele enfatiza também que pesquisar é essencial, pois as diferenças de preços variam significativamente entre os estabelecimentos. Além disso, deve-se levar em conta preços à vista e a prazo, e o consumidor precisa ser informado quanto aos juros praticados no crediário.
“São inúmeras as ofertas e promoções para presentear os pais,” explica Túlio, “portanto, é preciso ficar atento e conferir a veracidade da oferta, prazos de validade e a possibilidade de troca do produto”. Se a opção for presentear com uma roupa, o consumidor deve verificar se, na etiqueta, constam os dados referentes à composição do tecido, tamanho e instruções de lavagem, e, também, a qualidade e possíveis defeitos na peça.
Para produtos elétricos ou eletroeletrônicos, pode-se solicitar ao vendedor que retire o produto da embalagem para uma demonstração de funcionamento. O manual, em português, e o certificado de garantia, preenchido, deverão acompanhar a mercadoria. Nos artigos de alimentação ou perfumaria, tanto nacionais como importados, as informações devem constar no rótulo, em português, com especificações de peso, volume, data de fabricação, prazo de validade, composição e dados sobre o fabricante ou importador.
Pagamento
O consumidor deve sempre analisar a forma de pagamento, exigindo um desconto nas aquisições à vista. Nas compras financiadas, conhecer os juros praticados e o valor total da compra. Se utilizar o cartão de crédito, deve ser cobrado o preço à vista. Quando o pagamento for feito com cheques pré-datados, eles devem ser nominais à empresa e constar na nota fiscal.
A exigência da nota fiscal da mercadoria é muito importante, pois sem ela não será possível efetuar trocas, não haverá garantia do produto e não será possível fazer qualquer reclamação.
O prazo de 30 dias é válido para reclamação de vícios aparentes ou de fácil constatação de produtos não duráveis, como alimentos e artigos de perfumaria. Para bens duráveis – roupas e eletrônicos – o prazo é 90 dias.