Comércio entre países da América Latina caiu 15%

O comércio entre os países da América Latina caiu 15% no primeiro semestre de 2002. A informação é da Associação Latino-Americana de Integração. Segundo a Aladi, a queda no comércio na região se deve à desaceleração no ritmo das importações entre os onze países .

Dados da Organização Mundial do Comércio mostram uma queda ainda maior. Segundo a OMC, o fluxo comercial entre o Brasil e a região caiu cerca de 23% nos seis primeiros meses em relação  ao primeiro semestre do ano passado.

A situação da Argentina é mais grave. Nesse mesmo período, o comércio do país com a América Latina sofreu uma queda superior a  55%.

De acordo com um relatório da Aladi sobre o comércio na América Latina, que será divulgado até o final desse mês, o quadro poderá piorar ainda mais com a criação da Área de Livre Comércio das Américas, a Alca, prevista para 2005.  O documento afirma que a Alca trará o risco de que Estados Unidos e Canadá ocupem o lugar que hoje é do Brasil na exportação de 176 produtos para países latino-americanos.

Para o deputado Luciano Pizzatto (PFL-PR), integrante da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, essa ameaça poderá ser superada se houver independência econômica e maior integração política na América Latina.  

?Os países latinos americanos deveriam ter maior independência de moeda, não ficar muito presos ao mercado do dólar, passar a utilizar também o mercado do euro. Com isso, haveria duas moedas para compensação no mercado internacional, o que tornaria mais intensa a integração política da América Latina?. (Agência Câmara)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo