O comércio de Curitiba se prepara para vender mais durante a Copa do Mundo, que acontece em junho. A expectativa do mercado é crescer 34%, conforme pesquisa da ACP (Associação Comercial do Paraná) divulgada ontem. O aquecimento deve ser puxado por produtos relacionados ao futebol.
O setor que espera maior crescimento é o de vesturário e calçados, com expectativa de 28% mais vendas. Em seguida aparecem hotéis (15%), restaurantes (11%), agências de viagem (9%), locadora de veículos (8%), bares e lanchonetes (7%), confeitarias e panificadoras (6%), artigos esportivos (5%), livraria e papelaria (4%), farmácia e perfumaria (4%) e lojas de souvenir e presentes (4%).
Para conquistar os consumidores, as lojas já começam a se vestir de verde e amarelo e empresários lançam linhas especiais. Na Personalizza, por exemplo, loja de móveis planejados exclusiva Dalmóbille, um quarto foi totalmente criado pensando no Mundial, com direito a fotos de todas as seleções brasileiras campeãs, taça e bolas. Do tapete ao teto, os clientes têm a sensação de entrar num campo de futebol. “Apostamos na paixão do brasileiro pelo esporte para aumentar as vendas desde já, mas também fazemos uma homenagem à seleção, para dar aquela força nos jogos”, comenta Ricardo Jahn, diretor-comercial da Personalizza, loja de móveis planejados exclusiva Dalmóbile.
O otimismo está presente em 62% dos 200 entrevistados na pesquisa Datacenso/ACP, realizada em 7 de abril. De acordo com a associação, a notícia da decretação de feriados facultativos nos dias dos jogos em Curitiba foi bem recebida pelo comércio.