As vendas no comércio de todo o País cresceram 3,9% no último final de semana que antecede o Dia dos Pais, entre os dias 3 a 5 de agosto. Somente em São Paulo, o incremento foi de 3,8%. Estes números foram resultado de uma comparação ante o mesmo período de 2006. As informações são do Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio e abrange o varejo nacional.

continua após a publicidade

Na avaliação da última semana anterior ao Dia dos Pais, de 30 de julho a 5 de agosto, o indicador apontou avanço um pouco mais tímido, de 3,2%, em relação ao período de 31 de julho a 6 de agosto do ano passado. Na capital paulista, nesta mesma base comparativa, o crescimento em vendas foi de 1,5%. Considerada uma época de vendas mais fraca do que o Dia das Mães, o resultado nacional do final de semana que antecede o Dia dos Pais, de 3,9%, surpreendeu. Ele ficou apenas um pouco inferior ao índice verificado na data comemorativa das mães, que apresentou este ano avanço de 4,1% no período.

No ano passado, as vendas no período que antecedeu a semana do Dia dos Pais apresentou crescimento de 2,6%, enquanto as do fim de semana, evolução de 4,3%, sempre em relação ao mesmo período de 2005. Para os especialistas da Serasa, a evolução do crédito, as facilidades de pagamento, as promoções do varejo, a melhoria do poder aquisitivo da população – em termos de emprego e renda -, a maior oferta de produtos importados, diante da apreciação do real, e as frentes frias que atingiram o País têm favorecido o consumo.

Vale ressaltar que os índices de vendas dos próximos dias devem ser ainda maiores. Isso porque, como lembra a Serasa, os brasileiros estão acostumados a realizar as compras na última hora. O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no Banco de Dados da Serasa. Para o levantamento, foram consideradas as consultas realizadas nos períodos de 30 de julho a 05 de agosto de 2007 e de 03 a 05 de agosto de 2007, e comparadas às consultas realizadas nos períodos de 31 de julho a 06 de agosto de 2006 e de 04 a 06 de agosto de 2006, respectivamente.

continua após a publicidade