O frio que começou este fim de semana freou as vendas da coleção primavera-verão que há duas semanas estampa algumas vitrines. Ruim para os comerciantes? Nem tanto. Era a oportunidade que faltava para liquidar o que sobrou do inverno. Esta semana muitas lojas estão sendo invadidas por consumidores atrás das últimas promoções.

A gerente Marlene Bento de Souza afirma que na segunda-feira, quando as temperaturas se mantiveram baixas o dia todo, as peças de inverno é que ganharam a preferência dos clientes. Até então, as mercadorias de verão estavam em constante ascensão. Rosilda dos Santos, 38 anos, estava aproveitando o intervalo no trabalho para comprar algo quente para a viagem do fim de semana. “Esfriou e como eu não tinha nada para levar, resolvi aproveitar. Mas se o clima não tivesse mudado não estaria levando este casaco”, explica. Mesmo com a oportunidade de desencalhar estoques, os lojistas querem que esquente logo, já que este ano não compraram muitas roupas de frio. A lição foi aprendida no ano passado quando a mercadoria encalhou devido o calor. “Reduzimos em 50% a coleção de outono-inverno”, compara Marlene.

A gerente Sonia Maria da Silva disse que o frio veio em boa hora, já que os donos do estabelecimento só querem que a nova coleção vá para as vitrines na próxima semana. E parece que a escolha foi acertada: a loja estava lotada de gente pronta para gastar.

Luciana Lourenço, proprietária de loja popular, também está se valendo do tempo para se livrar das últimas jaquetas. Estima que nestes dias as vendas do produto aumentaram em 30%. Mas depois que terminar, espera que esquente de uma vez para trabalhar com as roupas mais leves.

As lojas de calçados também já entraram no clima da nova estação. Sirley Leite, 60 anos, andou em várias lojas e não conseguiu encontrar um sapato para a neta. “Já fui em Shopping e outros lugares, mas não achei. Só tem sandálias”, reclama.

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