O período de liquidações de verão no comércio de Curitiba está aberto. Enquanto todos os maiores shopping centers da cidade devem iniciar promoções nos próximos dias, 45% das lojas de rua estão vendendo seus produtos a preços mais baratos.

continua após a publicidade

Em ambos os casos, os descontos podem chegar a até 70%. Nos shoppings, vale tudo na guerra para atrair o cliente: desde apostas em promoções tradicionais, até espaços recreativos para crianças, estacionamento gratuito e DJs.

Segundo a Associação Comercial do Paraná (ACP), das lojas de rua que estão com algum tipo de liquidação, em Curitiba e na região metropolitana, metade está oferecendo descontos de até 20%.

Em 30% das lojas com promoções, o desconto chega a 30% e em 4,2% dos estabelecimentos, a redução chega a 40%. Porém, os maiores descontos – a partir de 40% – estão na minoria dos locais: em 12,5% das lojas os produtos estão até 60% mais baratos, e em apenas 8,3% delas a redução chega a 70%.

continua após a publicidade

Nos principais shopping centers de Curitiba, as promoções começam hoje. O primeiro é o Shopping Curitiba, onde os descontos vão até domingo. Durante todo o período, o estacionamento convencional não será cobrado, e DJs tocarão das 10h às 22h.

Amanhã, é a vez dos shoppings Mueller e Palladium e, na sexta-feira, do Total. Nos três, a liquidação também termina no domingo e a promessa é de preços até 70% mais baixos.

continua após a publicidade

De acordo com a gerente de Marketing do Palladium, Maria Aparecida de Oliveira, o momento é o ideal para se fazer uma liquidação, já que as lojas ainda têm bons produtos da coleção de verão para oferecer.

Ela, que afirma estar confiante para a primeira promoção de verão do shopping, diz que a ideia é incentivar os clientes a antecipar suas compras antes do início das aulas, do retorno ao trabalho e do feriado do Carnaval.

No Total, a queima de estoque acontece duas vezes por ano e costuma trazer bons resultados aos lojistas. O estabelecimento informa que, nas promoções, as vendas chegam a ser maiores do que na véspera do Natal. A expectativa, este ano, é que o movimento no local aumente em 15%.

Na próxima semana, as promoções chegam a outros dois grandes shoppings de Curitiba, o Crystal – dos dias 9 a 14 – e o Park Shopping Barigui – dos dias 12 a 15 -, que aposta em uma campanha nacional, que acontece desde 1981. Mas a tônica das ações é a mesma: descontos de até 70% e maior foco em vestuário e acessórios.

A gerente de Marketing do Crystal, Lylian Vargas, acredita que as vendas aumentem entre 8% e 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Ela diz que a maior incidência do setor têxtil na promoção se deve à necessidade das lojas de finalizarem seus estoques de verão, abrindo espaço para as coleções outono-inverno.