A população dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve ficar atenta para a mudança prevista pela 38.ª edição do horário de verão. Quando os ponteiros marcarem 0h de domingo, os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A medida visa à redução da demanda máxima de energia durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro, compreendido entre as 18h e 21h.
Com o novo horário, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) estima uma economia média de 5,5%, cerca de 220 megawatts, no período crítico em todo o Estado. Segundo a estatal, o volume de energia economizado poderia abastecer uma cidade com cerca de 190 mil ligações, como Londrina.
Já o Operador Nacional do Sistema (ONS) estima que a medida represente uma redução de até 5% na demanda no horário de pico, o que representa cerca de 2 mil megawatts.
O número é semelhante à redução registrada no ano passado, que foi de 2,027 mil megawatts. No ano passado, a economia proporcionada pelo horário de verão foi de R$ 10 milhões.
Em toda a região Sul, a estimativa do ONS é de redução de 528 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes. No Sudeste e Centro-Oeste, a redução na demanda deve chegar a 1.790 MW.
A gerente do centro de operações do sistema elétrico da Copel, Ana Rita Xavier Hajmussi, conta que a redução do consumo é possível porque acontece uma mudança no comportamento dos consumidores. “As pessoas passam a acionar a iluminação artificial em um horário posterior ao que estariam acostumadas, aproveitando a iluminação natural”, afirma Ana Rita.
Segundo a gerente, além da redução do consumo, o horário de verão representa uma diminuição da sobrecarga do sistema, verificada durante o horário crítico. “A estrutura do sistema elétrico trabalhar com mais folga, já que os picos máximos de demanda por energia deixam de coincidir”, afirma.
O horário de verão atende a uma determinação do governo federal que, através de um decreto, consolidou a área territorial onde o horário de verão será aplicado, além de definir o início e o término da medida. A previsão do término do próximo horário de verão é à zero hora do dia 15 de fevereiro de 2009.