Às 7h30 da manhã, a movimentação já era visível no Ginásio Joval de Paula Souza, em Araucária. Enquanto a equipe organizadora da 1ª Rodada de Negócios conferia os últimos detalhes do evento, era possível encontrar dezenas de empreendedores chegando ao local com seus cartões de visita a postos e o discurso de apresentação na ponta da língua.
Ao chegarem ao ginásio, todos foram recepcionados pela equipe da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa) e conduzidos ao local específico para as negociações com as maiores empresas do Paraná. “Lá, cada fornecedor teve a oportunidade de oferecer seus produtos e serviços para a Petrobrás, Gerdau e várias outras companhias difíceis de serem encontradas”, afirma Elisangela Martins, coordenadora da Rodada.
De acordo com Luiz Carlos Pilatti, gerente da DRM Curitiba, o mais interessante nesse processo foi a abertura com a qual cada uma dessas empresas recebeu os micro, pequenos e médios empreendedores. “Elas estão realmente precisando de vários produtos e serviços e, por isso, a grande maioria está mostrando interesse. Já conseguimos marcar várias visitas por causa disso”, conta.
Para Admir Bogo, sócio na empresa 2A, essa possibilidade de marcar uma visita é a principal oportunidade oferecida pela Rodada. “Nós já vínhamos conversando com várias dessas companhias como a Hubner, Metso Paper, Acerlomittal Gonvarri e Caterpillar, mas era muito difícil. Agora, vamos sair daqui com o contato efetuado e uma ótima prospecção de negócios”, garante.
Do outro lado da moeda, a situação é semelhante. “Nós temos a demanda, então é muito bom conhecermos empresas daqui que possam suprir essa necessidade”, comenta Tiago Amaral, representante da empresa R. Franco Engenharia no evento. Para que isso aconteça, cada uma das 20 grandes empresas participantes possui um espaço de reunião específico.
“Aqui, nós recebemos os fornecedores e os ouvimos. Como esse é apenas o primeiro contato, também marcamos outro momento para conversar e, caso não estejamos precisando daquele produto ou serviço agora, guardamos o material desse fornecedor para uma futura necessidade”, explica Alfredo Possebom, sócio-administrador da empresa Alfredo A. Possebon.
Com tanta gente disposta a negociar, a chance de bons resultados cresce a cada momento, e a Aciaa já está até pensando em uma dobradinha. “Nossas empresas precisam de outras oportunidades como essa e, se tudo der certo, a 2ª edição terá que acontecer em um local maior”, adianta.
A Rodada
A 1ª Rodada de Negócios e Feira de oportunidades de Araucária acontece nos dias 23 e 24 de outubro, das 9h às 17h no Ginásio Joval de Paula Souza, no Parque Cachoeira, em Araucária. Mais informações pelo (41) 3642-6313 ou pelo e-mail aciaa@aciaa.org.br.