As vendas do varejo paranaense continuam em queda. Em agosto houve redução de -13,5% no faturamento ante o mesmo mês de 2014. Na comparação com julho, as vendas foram -0,78% menores e no acumulado do ano a retração é de -5,93%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

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Da mesma forma que as vendas, o número de postos de trabalho no comércio também vem reduzindo consideravelmente a partir do segundo semestre. Em agosto, o nível de emprego ficou -3,18% menor do que no mesmo mês do ano passado, e caiu -1,6% no acumulado do ano.

O valor da folha de pagamento baixou -4,59% ante agosto de 2014, em decorrência de comissões de vendas menores e também por ter sido a redução de salários a solução encontrada por muitas empresas para evitar mais demissões.

Setores

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Todos os setores avaliados pela pesquisa da Fecomércio PR tiveram um agosto negativo nas vendas na variação interanual. As reduções mais expressivas foram observadas pelos ramos de autopeças (-25,56%), concessionárias de veículos (-24,43%), lojas de departamentos (-23,23%) e postos de combustíveis (-19,19%).

O acumulado do ano traz índices um pouco melhores, sendo que os setores de supermercados e farmácias são os únicos com dados positivos, com 7,04% e 1,75% de aumento no faturamento. Os piores resultados no período ficaram com as concessionárias de veículos (-23,96%), autopeças (-15,43%) e calçados (-9%).

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Regiões

A queda no movimento foi verificada em todas as regiões do Estado. Londrina ficou com a maior baixa nas vendas, com -18,82% em agosto ante o mesmo mês de 2014. Na sequência ficaram Ponta Grossa (-14,14%), Curitiba e Região Metropolitana (-13,32%), Oeste (-9,57%), Sudoeste (-5,66%) e Maringá (-0,38%).

No acumulado do ano, Londrina também apresenta o indicador mais crítico, com -8,49%. Segue em queda também o comércio da região Sudoeste (-7,25%), Curitiba e Região Metropolitana (-5,95%), Oeste (-4,29%), Ponta Grossa (-2,82%) e Maringá (-1,56%).