Coeuré diz que política monetária funciona e que Europa deve reforçar união

A política monetária acomodatícia do Banco Central Europeu (BCE) claramente está funcionando, afirmou Benoît Coeuré, membro do conselho executivo da instituição. Segundo Coeuré, os numerosos desafios enfrentados pela Europa revelam que o continente precisa atuar melhor unido e que um fracasso e agir assim preocupa investidores e o público em geral.

“Os dados da zona do euro claramente mostram que nossa política monetária está tendo o efeito pretendido”, disse Coeuré em um discurso em Budapeste publicado no site do banco central. “Ela representa uma grande contribuição para a recuperação cíclica em andamento. E o conselho diretor vai revisar e possivelmente reconsiderar sua posição quando se reunir em março”, declarou.

Ao fim da última reunião do BCE, em janeiro, declarações do presidente da instituição, Mario Draghi, foram entendidas como sinal de que provavelmente a acomodação monetária será ampliada na zona do euro em março.

Coeuré não quis se alongar em comentários sobre a crise dos refugiados que chegam à Europa, mas disse que muitos dos desafios que o continente enfrenta, “sejam eles refugiados, sejam terrorismo, sejam a mudança climática ou o estado da economia, todos apontam para o fato de que precisamos reforçar nossa capacidade de trabalhar juntos no espírito da responsabilidade conjunta”.

“Não podemos ter ilusões: se os riscos negativos para a recuperação se materializarem, isso não vai facilitar uma resposta à crise dos refugiados ou um combate ao terrorismo”, destacou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo